Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

03/11/2015

Receita: Bolo com o Chá Verde em Pó da Amaya Chás

Hoje gostaria de compartilhar uma receita que fiz com muito carinho: um bolo inteiro feito com o Chá Verde em Pó super fresco da Amaya Chás (trouxe este chá em minha visita à Fazenda da marca, quando ele tinha acabado de ser processado!). O bolo ficou bem aromático e com a cor super definida, veja abaixo a receita:

Bolo de Chá Verde da Amaya Chás
Bolo de Chá Verde em Pó da Amaya Chás

O bolo consiste em uma massa tipo esponja e o recheio/cobertura é um creme de manteiga suíço. Requer um pouco de prática para trabalhar a massa pois ela não possui fermento, sendo sua maciez por conta dos ovos batidos - por isso é bom ser delicado neste processo, para não se perder a aeração. Vamos à receita:


Bolo de Chá Verde do Chá, Arte e Vida!

Ingredientes da Massa:
- 6 ovos
- 187 gramas de açúcar + 1 pitadinha de sal
- 170 gramas de farinha
- 3 colheres de chá do Chá Verde em Pó da Amaya Chás
- 41 gramas de manteiga derretida

Preparo:
Em uma tigela (resistente ao calor) adicione os ovos, açúcar e sal. Coloque em banho-maria e misture até que a temperatura dos ingredientes chegue à 43°C.
Transfira imediatamente a tigela para a batedeira e bata a massa por 15 minutos, até que ela ganhe maior volume e a cor fique clara.
Em outra tigela peneire junto a farinha, sal e chá em pó, misture. Quando os ovos ficarem prontos, adicione estes ingredientes divididos em 3 partes iguais e misture delicadamente, para que a massa não perca ar - tente misturar apenas rodando a espátula ao redor da tigela, sem bater a massa para todos os lados. É normal que ela abaixe um pouco depois de misturada.
Por fim adicione a manteiga derretida e misture com cuidado até que seja incorporada. Imediatamente coloque a massa na forma e leve direto ao forno preaquecido em 160°C (não demore senão a massa começa a murchar) por 30-40 minutos ou até que a superfície da massa fique marrom escura.


Bolo de Chá Verde do Chá, Arte e Vida!

Ingredientes do Recheio:
- 1 xícara de manteiga (200gr)
- 165 gramas de açúcar
- 2 claras
- 1 pitada de sal
- 1/3 colher de chá de essência de baunilha
- 1 colher de Chá Verde em Pó da Amaya Chás

Preparo:
Em uma tigela (resistente à calor) adicione as claras, açúcar e sal. Coloque em banho-maria e misture até que a temperatura dos ingredientes chegue à 70°C.
Transfira imediatamente a tigela para a batedeira e bata as claras até que fique em ponto de merengue, com picos firmes. Adicione pequenos pedaços da manteiga de cada vez até que o creme ganhe corpo e fique firme (vá batendo bem, ele demora alguns minutos para firmar). Adicione a baunilha e chá verde ao fim e misture para incorporar.
Você pode preparar com antecedência este creme e deixar na geladeira, tampado. Quando for utilizá-lo, basta bater novamente, de forma rápida, para que ele fique mais maleável. A vantagem deste descanso é que o creme fica mais verde e pega mais sabor.

Fazendo o Bolo

Montagem:
Deixe a massa do bolo na geladeira por algumas horas antes da montagem (ajuda a ficar mais firme para trabalhar). Com a ajuda de uma faca, corte o bolo na metade da sua altura (se você quiser apenas uma camada de recheio, mais simples) ou divida a altura do bolo em 2 e faça dois cortes equidistantes (para duas camadas de recheio, conforme a foto). Preencha com o recheio entre o(s) corte(s) e enfeite com bico de confeitar conforme preferir. Eu aproveitei e cortei a camada marrom escura da superfície por motivos estéticos.


Bolo de Chá Verde do Chá, Arte e Vida!

O Chá Verde em Pó da Amaya é para fins alimentícios e você pode encomendá-lo direto no fabricante. Além de fresco (por ser produzido no Brasil ele fica disponível rapidamente no mercado), ele tem aroma e corpo bem presentes para seus pratos, sendo muito bem incorporado em bolos, doces, massas, etc.

Abaixo deixo mais uma versão do mesmo bolo, mas com cobertura total e um pouco de coco em flocos. Em breve falarei mais do mesmo, até lá!

Bolo de Chá Verde do Chá, Arte e Vida!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.