Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

04/12/2015

Degustação de Chás: Kukicha e Kukicha Tostado da Talchá

Hoje nós vamos falar de um chá bem diferente em termos de composição de folhas, o Kukicha. A verdade é que este consagrado chá de origem japonesa não possui as folhas da planta do chá, e sim os seus talos. Experimentamos sua versão tradicional e tostada da marca Talchá, conforme veremos abaixo:

Wagashi and Talcha's kukicha
Wagashi (azuki, massa de arroz de chá verde e castanha portuguesa) e Kukicha Tostado da Talchá: Harmonização deliciosa!

O Kukicha é feito a partir de talos e pequenos galhos que são geralmente separados do processamento do Sencha ou Matcha (quando sua composição é retirada das folhas do chá Gyokuro, ele recebe outro nome, Karigane). Por sua composição ser distinta da maioria dos chás, ele se torna surpreendente em termos de sabor pois são retirados do processamento de chás premium, ficando longe de ser um chá ordinário. Os talos da planta do chá também possuem, de forma natural, baixíssimos níveis de cafeína e alto teor de L-Teanina (aminoácido que promove o relaxamento), que são traduzidos no sabor do chá, adocicado e sem adstringência, sendo um dos favoritos dos macrobióticos também por ser uma bebida alcalina. 

Kukicha tradicional e Kukicha Tostado da Talchá

O Kukicha estilo tradicional da Talchá tem aroma vegetal bem forte, seu liquor apresenta um jade claro e translúcido. No paladar a incrível doçura desta bebida vem com seus aromas vegetais (que variam entre couve e escarola), e um perfumado muito delicado que me traz à memória pequenas flores do campo e proporcionam uma sensação de cremosidade ao sorver o líquido. O nível de "drinkability" deste chá é incrivelmente alto: se você não é muito fã de chá verde, eu recomendo bastante como um começo para esta modalidade. E se você é fã de chá verde, este chá é muito bom para ampliar seu leque de conhecimento em chás verdes - o fato de sua composição ser baseada nos talos da planta do chá (ainda com alguns pedaços das folhas) traz uma gama de sabores diferenciada.

Kukicha tradicional da Talchá, folhas ainda secas

Kukicha após infusão e seu liquor

O Kukicha Tostado (Kaga Boucha ou Hoji Boucha no Japão) e orgânico da Talchá é a versão tradicional do Kukicha que passa por um processamento a mais, ele é tostado em panelas de ferro. Seu liquor possui tonalidade de vinho rosé, um salmão claro e límpido. Seu aroma amadeirado e adocicado é incrível. No paladar ele se transforma em notas de amêndoa, adocicado, leve e igualmente fácil de beber como o Kukicha tradicional. Gelado ele é igualmente prazeroso pois seu sabor é bem definido de ambos os modos. Alguns lugares vendem este chá com o nome de Hojicha de Kukicha, sendo que o Hojicha tradicional japonês é feito através da tostagem das folhas do Bancha, resultando em sabores menos delicados.

Kukicha Tostado da Talchá, "folhas" ainda secas

Kukicha Tostado após infusão e seu liquor

Ambos os chás conseguem receber mais de uma infusão de preparo - consegui fazer até 3 vezes sem perder a qualidade e recomendo esta prática (após a primeira infusão das folhas, faça outra na sequência, e adicione 1/2 a 1 minuto a mais no tempo de infusão e assim por diante).

É um pouco difícil encontrar chás japoneses especiais sendo comercializados em território nacional, sendo esta uma boa oportunidade de se conhecer novos sabores. Para maiores informações, visite o site da Talchá: http://talcha.com.br


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.