Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

23/10/2016

As "Rotas" da Vida...

Neste mês de outubro tive dois eventos que me fizeram sair da toca de São Bento. Um dos eventos foi relacionado ao mundo dos chás, a 1a. Rota do Chá em Registro, e o segundo foi relacionado ao mundo da escalada, a I Copa Five Ten de Boulder.

Yuri Hayashi no chazal da família Amaya. Foto: Cláudio Brisighello



A 1a. Rota do Chá em Registro foi realizada pela Escola de Chá Embahú - o que significa que eu e todos os colaboradores tiveram muito trabalho antes e durante o evento. Os detalhes de todo o percurso vocês podem conferir no próprio site da escola onde fizemos o relato oficial. Aqui, eu gostaria de registrar alguns pensamentos sobre o evento como um todo, com olhar mais pessoal.

Quem participou desta rota, pôde perceber todo o contexto histórico que ela traz em si. O chá, na verdade, carrega a história de famílias, de valores e de momentos que marcaram nosso país... e a idéia foi compartilhar tudo isso aliado à parte técnica e também turística do chá que existe na cidade de Registro, interior de São Paulo. Pelos retornos que recebi em relação ao evento, considerei um grande sucesso visto que foi o primeiro deste porte realizado pela Escola de Chá Embahú. Também gostei muito da dinâmica da nossa equipe (os pequenos imprevistos sempre acontecem, mas nada que tenha tirado o brilho do objetivo principal de tudo: mostrar o nosso chá nacional de origem).

Fiquei muito feliz e orgulhosa de ver tantos alunos que passaram pela escola prestigiando o chá da região com o seu devido respeito... é uma semente que plantamos quando assumimos uma posição de educador: tentar repassar que tudo tem o seu valor e espaço devido neste mundo, distanciando-se dos julgamentos superficiais...

Fiquei igualmente feliz ao ver as famílias da região além de outras pessoas ligadas à cidade, se emocionarem com este movimento de revitalização do chá na cidade. Tenho certeza que o caminho voltará a ser próspero, na medida em que outras pessoas forem conhecendo este trabalho.

Saí de Registro com meu pensamento ficando por ali, ainda nos dias que se seguiram. Foi uma sensação muito acolhedora estar em um lugar especial com tantas pessoas queridas. Tentei estender esta sensação aproveitando minha presença na capital e vistei mais pessoas queridas conforme veremos logo abaixo. As amigas e colaboras da Escola de Chá Embahú, Erika Kobayashi e Renata Acácia, gentilmente acompanharam-me por este percurso e fizeram todos os encontros ainda melhores!

Minha primeira parada foi no espaço da Chá Yê! para visitar João e Caio (proprietários da marca), almoçar e tomar um bom chá para relaxar depois de tanta correria nos dias anteriores. No dia, também estava acontecendo a exposição fotográfica "Por Todo o Chá da China" (fotos do próprio Caio).

Os deliciosos pratos servidos na casa da Chá Yê! Costelinha, Tofu e Frango fizeram nossa alegria! 

Renata Acácia, eu, João e Erika Kobayashi

Exposição "Por Todo o Chá da China" de Caio Barbosa

Saí de lá restaurada e pronta para "enfrentar" a capital já que ficaria por ali mais uma semana inteira.

No dia seguinte, ainda tive tempo de continuar minhas visitas - ficar na capital com tempo livre é tão difícil para mim que senti ser o momento ideal de pagar todas as minhas dívidas!


Tive tempo de tomar um fantástico oolong da coleção da Talchá (eles estão com alguns chás de qualidade Premium, recomendo muito - só esqueci de tirar foto, me perdoem!) e encontrar com a Monica Rennó, sócia-proprietária da marca, que sempre apoiou meu trabalho com muito carinho.


Também consegui passar rapidamente na The Gourmet Tea para harmonizar uma deliciosa torta de limão e doce de leite com o chá branco White Bergamot, além  de rever o Daniel Neuman, sócio-proprietário da marca.

Em um momento de sorte, resolvemos passar pelo quiosque recém aberto da Tea Shop em São Paulo e damos de cara com a Daniela Reis, que também possui trabalhos que tratam da história do chá nacional com muito respeito. O chá sempre nos proporciona esses momentos inesperados, concluindo assim o meu ciclo de encontros e reencontros do chá na capital de SP.

Encontro inesperado com Daniela Reis!

Saindo do mundo dos chás, caí diretamente no mundo da escalada, minha outra paixão. Meu marido, o Cláudio, e eu somos bem envolvidos com a comunidade escaladora do nosso país. Ele, sendo atleta apoiado pela marca Five Ten Brasil, trabalharia na organização do primeiro campeonato de escalada na categoria boulder, promovido pela marca no Brasil. Como ajudar nunca é demais, também participei, prestigiando o campeonato e colaborando em tudo o que pude durante o evento.


Na foto acima, temos um panorama geral dos acontecimentos do dia. No campeonato houve a divisão das categorias profissional e amadora - e ainda tivemos a parte do infantil, juvenil, sênior e paraclimb! Foi bem completo.

Como a mágica acontece: Os meninos (Belê, Marcelo e Cláudio) montam as linhas de escalada com agarras
de resina e os atletas tentam chegar no fim de cada linha durante o campeonato.

Muitas pessoas compareceram e, em verdade, eu acredito que foi o único evento do gênero em que as vagas esgotaram tão rapidamente (como na Rota do Chá!). Tudo fluiu bem e as linhas de escalada montadas pelos route setters Belê, Marcelo e Cláudio, foram muito elogiadas.

Eu participei do campeonato na categoria pró (aproveitando que estaria ajudando desde cedo também) e achei que foi uma experiência super bacana. Não sou muito de ginásio, escalo muito mais na rocha atualmente, mas fiquei bem contente com o meu desempenho (fiquei em 9o. na colocação geral) sabendo que, mentalmente, o jogo na resina era outro.

Fazendo um bom esforço com a segurança da minha parceira, Taís Makino! Foto: Cláudio Brisighello

Quando o mundo dos chás e da escalada se encontram: Bia e Ayres, alunos da
Escola de Chá Embahú e amigos queridos, foram me ver no campeonato!

Ao fim da copa, estávamos todos cansados mas muito felizes pois tudo tinha sido um sucesso. Chegou a hora de voltar para São Bento do Sapucaí mas o trabalho ainda não havia terminado. A Five Ten trouxe dois escaladores, convidados internacionais, para participar da copa e que queriam aproveitar e conhecer a escalada em rocha aqui no Brasil. Como não compartilhar com eles a principal região de escalada no estado de São Paulo? Levamos a Nina Williams, escaladora americana, e o Diego Montull, escalador mexicano, para conhecer os boulders da região - e eu sinto que eles curtiram bastante vendo seus registros no Instagram:







E, finalmente, agora posso descansar e voltar às minhas atividades normais por aqui. Espero escrever novamente em breve!
Até lá!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.