Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

28/10/2013

Chá Preto da Amaya, direto de Registro (SP)!

Em todos os workshops de chás que ministro, quando chega a hora de falar da produção de chá nacional é sempre triste lembrar que a plantação da Camellia sinensis vem perdendo cada vez mais espaço. O que me fez ficar duplamente feliz quando recebi o contato do pessoal da Amaya Tea que vêm fabricando o chá preto na região de Registro, no Vale do Ribeira, investindo neste mercado.

Chá Preto Amaya

Dessa outrora grande região produtora de chás, eu conheço o Chá Ribeira que para mim já era um chá muito bom (era fresco, sabor leve). E quando abri a embalagem do chá Amaya também fiquei bem surpreendida com sua apresentação e seu aroma perfumado, muito gostoso.


Não há descrição sobre o tipo de chá mas ele parece um Assam, o estilo das folhas remete à um broken leaf, sendo seu tamanho bem pequeno e resultando em um liquor forte, bem encorpado com cor cobre profundo, muito bonito. Ele possui notas levemente florais, também sinto um pouco de mel, mas seu corpo é robusto, maltado, como um bom chá preto tradicional deste estilo deve ser. Muito pouca ou nenhuma adstringência (dependendo do preparo - se preferir um chá forte, feito com mais chá do que o indicado, ele apresenta leve adstringência). O Amaya Tea é muito correto e deve satisfazer aos que gostam de uma boa xícara de chá da tarde, com ou sem acompanhamento - também deve se sair muito bem aos que gostam de adicionar um pouco de leite. E consigo imaginar este chá como uma excelente base para blends, você pode fazer em casa alguns testes, adicionando especiarias ou frutas. Ou fica de sugestão para as grandes lojas gourmet, afinal, um chá brasileiro de personalidade é sempre bem-vindo ao mercado.

Minha indicação para seu preparo é uma colher cheia de chá para 400ml de água à 90ºC por 3 minutos.
Para encontrar o chá na sua região e maiores informações, visite o site:
http://helioamaya.com.br/

Vamos prestigiar o mercado brasileiro com produtos de qualidade! Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Olá Yuri...sempre estou por aqui visitando seu bloguito que é o máximo...sempre aprendemos mais um tanto.e fiquei muito feliz em relação a esse post pq eu sou de Registro/SP...agora morando em Curitiba.Realmente lá já se produziu chás em grandes escalas,em grandes fabricas,que hoje fecharam suas portas,meu tio mesmo tinha um vasto chazal...lindo por sinal onde,quando criança,indo visita-lo neste sítio,adorava brincar por entre os pés de chás.Beijo grande Yuri.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra!
      És sempre bem-vinda, muito obrigada pelos seus comentários.
      Imagino que tenha lhe trazido boas recordações, vamos torcer pelos chás da região!
      Beijos!
      Yuri

      Excluir

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.