Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

22/10/2013

Ensinando sobre chás, tão apaixonante quanto o próprio chá

Quando tive a idéia de realizar o workshop para os interessados no mundo dos chás, não imaginei que seria tão gratificante conhecer tantas pessoas interessantes e entusiastas desta bebida. Com apenas alguns meses compartilhando o que sei sobre o assunto, já tive o prazer de ter em minhas turmas alguns cervejeiros, connoisseurs de vinhos, pessoas buscando o ramo comercial do chá, curiosos de bom paladar, casais e amigos com mente aberta à este mundo, e no meio de tudo isso, recebi até uma criança. Tudo muito motivante para que eu continue neste caminho, estudando mais e compartilhando mais.

Local do Workshop de Degustação de Chás no Empório Embahú

Realizei um workshop na capital de São Paulo, documentado neste post,  mas não contei sobre quem têm vindo até meu Empório, nas montanhas paulistanas, para descansar ao meio da natureza e participar do curso. Aqui em São Bento do Sapucaí, que fica há cerca de 2-3 horas da capital, as pessoas aproveitam o final de semana para conhecer um lugar diferente e em uma das tardes, se dedicam ao Workshop de Chás Gourmet.

Material didático utilizado no curso de chás

No curso as pessoas recebem o material didático, com um manual de referência rápida e outros adendos da parte histórica (que é ensinada como parte do conteúdo), além de material de suporte para a degustação de chás.

Mesa do Workshop de Chás Gourmet feito com horário marcado no Empório

Após a passagem pela parte teórica, fazemos degustações de chá orientadas, com a finalidade de desenvolver o paladar das pessoas voltada à bebida em questão. Todos acompanham o preparo correto do chá enquanto a bebida é feita, compreendendo melhor este importante processo antes de prová-lo.

Curso para muitas pessoas realizado na capital de SP. Foto: Rebeca A.

A última etapa do Workshop é a harmonização com outros alimentos. Aqui mostramos como trabalhar com as harmonizações do chá fazendo alguns exemplos práticos e discutindo os resultados. 

O aluno Rodrigo trouxe sua própria harmonização: Charuto Cohiba para o Lapsang Souchong. Foto: Saori N.

No meio do curso sai muito bate-papo, dúvidas são expostas, e a tarde passa voando. Quando percebemos já é fim de tarde e todos, inclusive eu, aprendemos muito!

Todos os chás utilizados em um dos cursos. Foto: Saori N.

Para completar este texto, compartilho abaixo alguns depoimentos do pessoal que fez o curso (atualizarei conforme houverem novos) para que eles também digam a experiência que tiveram nestas tardes. E espero que isso incentive aos que buscam informações sobre os chás que venham nos conhecer aqui no Empório! 

~~*~~

"Depois do worskhop vejo o chá com outros olhos... essa bebida do dia a dia traz tanta riqueza de detalhes... aprendi a diferenciar chá de infusão, sobre a planta e a apreciar melhor uma boa xícara de chá. As dicas de harmonização foram ótimas. Yuri, você está de parabéns por conseguir transmitir de uma forma tão simples e prazerosa tantas informações valiosas e acompanhado de bons goles de chás deliciosos! Recomendo este workshop para quem quer conhecer o mundo dos chás!"
Lidia S. (SP)

~~*~~

"Meu interesse em participar do workshop era basicamente aprender como preparar melhor o chá para poder usufruir mais corretamente desta bebida. No entanto, o workshop foi muito além, a diversidade de tipos de chá apresentada me surpreendeu e as harmonizações abriram portas para novas experiências. Yuri, estou aguardando uma oportunidade para fazê-lo novamente!"
Renato W. (SP)

~~*~~

"O Workshop de Chás da Yuri foi muito interessante, esclarecedor e delicioso! Minha mente se abriu para as inúmeras possibilidades de sabores e aromas que a camellia sinensis pode oferecer, o que estimulou bastante meu paladar e fisgou ainda mais a minha atenção para o assunto. Além disso, a paisagem local de São Bento do Sapucaí contribui para que a experiência seja ainda mais prazerosa e inesquecível!"
Thais M. (SP)

~~*~~

"Gostariamos de agradecer, eu e o João pelo belissíma experiência que você e o Cláudio nos proporcionaram no final de semana passado. Nos sentimos muito bem cuidados e aconchegados em nossa estadia no Chalé, que é uma graça, encantador. Só de lembrar daquele seu bolo e a farofa de mel fico com água na boca! O café da manhã foi uma experiência á parte... A delicadeza da musiquinha ao fundo, a riqueza dos detalhes a simplicidade da terra e os sabores dos seu quitutes...tudo muito harmonizado e especial.
E o seu workshop de chás consideramos como a nossa iniciação nesse Universo apaixonante, o qual você conhece muito bem.
Parabéns pela iniciativa."

Juliana e João (RJ) - fizeram o Workshop e se hospedaram em meu chalé

~~*~~

"De cara, a diferença entre chá e infusão ajudou na quebra de paradigmas, o que me levou a pensar que seria uma experiência e tanto participar do workshop! Naquele instante, vi que não conhecia nada sobre o universo dessa bebida... não basta somente esquentar a água e deixar o saquinho boiando, há todo um “ritual” a ser seguido. Combinar temperatura, quantidade, tempo... nada tão simples, e ao mesmo tão complicado de ser seguido.
A oportunidade de harmonizar uma bebida não alcoólica com charutos foi algo inédito na minha carreira de tabagista ocasional!
Workshop altamente recomendado!"
Rodrigo A. (SP)

~~*~~


"Achei o workshop super interessante, pois eu nunca havia comparado de fato os diferentes tipos de chás, assim como não tinha conhecimento sobre os processos de oxidação e o modo de preparo de cada um. A história do chá também foi um ótimo aprendizado, me fez valorizá-lo mais ainda. E depois do workshop, percebi que estou prestando mais atenção no sabor, aroma e na coloração dos chás que eu tomo (e é chá mesmo, não é infusão!). Recomendo esta experiência tanto para os que já possuem afinidade com gastronomia quanto para os que querem apenas satisfazer a curiosidade!"
Simone S. (SP)

~~*~~


O Empório Embahú

A todos os que fizeram o curso até hoje, meu muito obrigada e recebam meu incentivo para que continuem no caminho do chá.

Aos interessados, basta entrar em contato através do meu formulário.

Até breve!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.