Pois é. No começo deste ano foi anunciado que o criador do sistema de café em cápsulas da Nespresso, iria lançar no mercado o TPresso, que segue a mesma fórmula do sistema só que para chás. E já vi outra máquina do gênero, que faz café mesmo, a Tassimo, que também faz chá. A questão agora é, o que pensar de tudo isso?
TPresso (Fonte: Divulgação)
Nunca fui fã desses sistemas de cápsula pois além de você ficar preso à uma marca, ficar limitado às opções de sabores que esta marca lhe dá, veja a quantidade de lixo desnecessário que é produzido (um monte de gente tentando diminuir as embalagens e saquinhos de mercado e eles lançando cápsulas individuais a rodo!) e o roubo que o café se tornou: um café em cápsula custa, em média, 20 vezes mais caro que um coado. Claro que se você gosta de espresso o valor fica elas por elas - mas então sobra a dúvida, aquele cafezinho feito de modo correto em uma máquina de pressão, não é mais gostoso?
Existem milhares de maneiras de se fazer a mesma coisa, incluso uma boa xícara de chá. O preparo do chá para mim, é um verdadeiro ritual, uma arte que faz parte do seu processo. Essencial é compreender o tempo que cada alimento pede para ser preparado. Desde pratos, sobremesas e até bebidas. Cabe a nós respeitá-los. Hoje em dia as pessoas acham que é mais fácil comprar coisas prontas e cômodas ao invés de arranjar mais tempo para se viver com qualidade.
Aqui em casa alternamos o café coado com o café espresso feito em uma Chef Crema, que é muito prática e não leva mais que 3 minutinhos para deixar um ótimo café pronto.