O tingimento de tecidos com chá é feito desde muito tempo atrás, para tentar esconder as manchas dos lençóis de linho. Precisando escurecer um pouco de renda inglesa para deixar uma cortina mais rústica, busquei nos chás a minha solução.
Da esquerda para a direita: A renda em seu tom natural, a renda com pouco chá preto (ganhou um tom bege claro),
e a renda com mais chá preto (ganhou um tom mais avermelhado).
Tingir com chá preto é uma forma natural de se alterar a cor de um tecido (lembrando que ele só funciona com tecidos de fibra natural, como o algodão), sem químicos. A tonalidade final lembra o sépia, dando um ar rebuscado à peça.
Tudo o que você precisa fazer é uma infusão concentrada com algum chá (não precisa ser um chá de qualidade, compre o mais barato possível), peneirar se for com folhas soltas (pode ser de sachê), mergulhar seu tecido por inteiro e deixá-lo de molho. Cheque de tempos em tempos para ver sua tonalidade e, quando atingir a cor desejada, enxágue com água fria. É bom lembrar que se você lavar com cândida ou produtos clareadores, a cor irá sair por ser um tingimento natural.
Ah sim! E eu recomendo tingir tudo o que você precisa de uma vez só. É um pouco difícil acertar a tonalidade em sessões diferentes de tingimento.
Boa sorte em seu projeto!
Obrigada pela dica!
ResponderExcluirE obrigada pelo seu recado, Rebeccah!
ExcluirAbraços!
Yuri
Estou testando para escurecer um tecido branco. Depois vou colocar aqui o resultado. Bjss
ResponderExcluir