Aqui em casa, Pasta de Amendoim é um item altamente desejado e, por isso, a exigência na qualidade é tamanha. Não que o Amendocren do mercado não tenha aberto portas para tal apreciação, mas uma Pasta caseira não tem comparação. Como o amendoim é bem popular no Brasil, e o seu preço é muito baixo, compensa a produção da Pasta em casa (contra os mais de R$7 em qualquer Pasta de Amendoim importada, cheia de conservantes e etc.) - e te garanto que vai ficar melhor que as do mercado.
---
Pasta de Amendoim Chá, Arte e Vida!Ingredientes:
- 250 gramas de amendoim
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 2 colheres de sopa de açúcar refinado
- 1 pitada de sal
- 1/2 colher de sopa de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de mel
- Azeite, se você usar liquidificador
Preparo:
Se os seus amendoins não estão torrados e descascados, leve-os ao forno médio, mexendo de tempos em tempos, até que sua casca fique mais escura. Espere esfriar, e com um punhado de amendoins entre as mãos, friccione-os até que as cascas saiam.
No liquidificador, ou processador, coloque os amendoins, adicione o restante dos ingredientes e, no caso do liquidificador adicione apenas uma colher de azeite - o processador não necessita de azeite a não ser que esteja muito difícil de processar os amendoins. Comece a triturá-los. Utilize uma espátula para retirar os amendoins que ficam nas laterais, empurrando-os para o centro da lâmina - faça isso de tempos em tempos. Primeiro, ele triturará os amendoins e tudo ficará uma farofa, depois ficará uma pasta ainda grosseira e, à medida que você continua, ele se tornará uma pasta fina. O calor do motor do aparelho ajuda a liberar o óleo do amendoim que lubrifica naturalmente a pasta, mas caso você prefira ela menos densa, adicione mais azeite. Guarde em pote fechado na geladeira.
Esta Pasta é mais salgada do que doce, parecida com as americanas. Gostamos dela salgada pois o contraste dela com geléia e outros ingredientes doces em bolachas, pães, etc. é um verdadeiro must (puro também é uma delícia)!
(Uma outra receita alternativa para a Pasta de Amendoim, você encontra no blog do Gustavo)
---
Aproveitando que já tínhamos a pasta pronta, resolvi fazer um Brigadeiro de Amendoim, seguindo a onda do brigadeiro gourmet:
Brigadeiro de Amendoim Chá, Arte e Vida!
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de Pasta de Amendoim
- 2 colheres de sopa de chocolate em pó
- Amendoim torrado e triturado, o quanto baste
Praparo:
Faça o brigadeiro normalmente, misturando o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó, além da Pasta de Amendoim, e levando ao fogo baixo. Dissolva bem até que dê o ponto de brigadeiro (quando a mistura solta do fundo da panela). Deixe esfriar e enrole em bolinhas, passando por cima do amendoim triturado.
O Brigadeiro de Amendoim me lembra um pé e moleque molinho, com um toque de chocolate, e eu acho que ficou muito bom com um cafezinho coado...
gostei da receita e da referência! de fato a com azeite é mais tradicional, colocando água, como eu havia indicado, a pasta dura poucos dias e tem que fazer mais seguido. vou tentar essa aí com chocolate da próxima vez.
ResponderExcluirOi, Guta!
ResponderExcluirPois é, também gostei da sua receita, achei ela bem diferente e vou tentar numa próxima! Deve ficar cremoso! :-)
Beijos!
Yuri