Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

28/02/2011

Belas imagens para quem aprecia chá

Além de um bom chá, também gosto de fotografia. Nunca dei muita atenção às aulas que tive na faculdade mas tendo o maridão como paciente professor, a coisa foi pegando, e hoje tento praticar na hora das minhas degustações de chá. Tem muita gente afora que também foca suas lentes no chá para um momento de sublime arte. Compartilho abaixo algumas belas descobertas:


Travelling Teadom é isso, viagem e chás. Mais imagem do que palavras. Vale a visita pela simplicidade e beleza das composições da autora: http://travellingteadom.com/.


O flickr é uma grande fonte de fotos de qualidade. Dentro do mundo dos chás, dou destaque para o set de Tea Ceremony do usuário Ajpscs, com fotos de Cerimônia do Chá japonês. Também indico, ainda no flickr, os grupos A cup of  Tea e o Tea: the celestial beverage.

O empresário e degustador de chás François-Xavier Delmas viaja o mundo atrás de novos sabores e relata suas aventuras em seu blog recheado de belas imagens (em língua francesa). Conheça o Chercheur de Thé: http://www.chercheurdethe.com/

Au revoir!

22/02/2011

Tingimento de tecido com chá preto

O tingimento de tecidos com chá é feito desde muito tempo atrás, para tentar esconder as manchas dos lençóis de linho. Precisando escurecer um pouco de renda inglesa para deixar uma cortina mais rústica, busquei nos chás a minha solução.

Da esquerda para a direita: A renda em seu tom natural, a renda com pouco chá preto (ganhou um tom bege claro),
e a renda com mais chá preto (ganhou um tom mais avermelhado).

Tingir com chá preto é uma forma natural de se alterar a cor de um tecido (lembrando que ele só funciona com tecidos de fibra natural, como o algodão), sem químicos. A tonalidade final lembra o sépia, dando um ar rebuscado à peça.

Tudo o que você precisa fazer é uma infusão concentrada com algum chá (não precisa ser um chá de qualidade, compre o mais barato possível), peneirar se for com folhas soltas (pode ser de sachê), mergulhar seu tecido por inteiro e deixá-lo de molho. Cheque de tempos em tempos para ver sua tonalidade e, quando atingir a cor desejada, enxágue com água fria. É bom lembrar que se você lavar com cândida ou produtos clareadores, a cor irá sair por ser um tingimento natural.

Ah sim! E eu recomendo tingir tudo o que você precisa de uma vez só. É um pouco difícil acertar a tonalidade em sessões diferentes de tingimento.

Boa sorte em seu projeto!

21/02/2011

Pasta e Brigadeiro de Amendoim

Aqui em casa, Pasta de Amendoim é um item altamente desejado e, por isso, a exigência na qualidade é tamanha. Não que o Amendocren do mercado não tenha aberto portas para tal apreciação, mas uma Pasta caseira não tem comparação. Como o amendoim é bem popular no Brasil, e o seu preço é muito baixo, compensa a produção da Pasta em casa (contra os mais de R$7 em qualquer Pasta de Amendoim importada, cheia de conservantes e etc.) - e te garanto que vai ficar melhor que as do mercado.

Homemade Peanut Butter by Yuri Hayashi, on Flickr

---
Pasta de Amendoim Chá, Arte e Vida!

Ingredientes:

- 250 gramas de amendoim
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 2 colheres de sopa de açúcar refinado
- 1 pitada de sal
- 1/2 colher de sopa de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de mel
- Azeite, se você usar liquidificador

Preparo:

Se os seus amendoins não estão torrados e descascados, leve-os ao forno médio, mexendo de tempos em tempos, até que sua casca fique mais escura. Espere esfriar, e com um punhado de amendoins entre as mãos, friccione-os até que as cascas saiam.

No liquidificador, ou processador, coloque os amendoins, adicione o restante dos ingredientes e, no caso do liquidificador adicione apenas uma colher de azeite - o processador não necessita de azeite a não ser que esteja muito difícil de processar os amendoins. Comece a triturá-los. Utilize uma espátula para retirar os amendoins que ficam nas laterais, empurrando-os para o centro da lâmina - faça isso de tempos em tempos. Primeiro, ele triturará os amendoins e tudo ficará uma farofa, depois ficará uma pasta ainda grosseira e, à medida que você continua, ele se tornará uma pasta fina. O calor do motor do aparelho ajuda a liberar o óleo do amendoim que lubrifica naturalmente a pasta, mas caso você prefira ela menos densa, adicione mais azeite. Guarde em pote fechado na geladeira.

Esta Pasta é mais salgada do que doce, parecida com as americanas. Gostamos dela salgada pois o contraste  dela com geléia e outros ingredientes doces em bolachas, pães, etc. é um verdadeiro must (puro também é uma delícia)!

(Uma outra receita alternativa para a Pasta de Amendoim, você encontra no blog do Gustavo)

---

Aproveitando que já tínhamos a pasta pronta, resolvi fazer um Brigadeiro de Amendoim, seguindo a onda do brigadeiro gourmet:

Brigadeiro de Amendoim Chá, Arte e Vida!

Brigadeiro de Amendoim by Yuri Hayashi, on Flickr

Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de Pasta de Amendoim
- 2 colheres de sopa de chocolate em pó
- Amendoim torrado e triturado, o quanto baste

Praparo:

Faça o brigadeiro normalmente, misturando o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó, além da Pasta de Amendoim, e levando ao fogo baixo. Dissolva bem até que dê o ponto de brigadeiro (quando a mistura solta do fundo da panela). Deixe esfriar e enrole em bolinhas, passando por cima do amendoim triturado.

O Brigadeiro de Amendoim me lembra um pé e moleque molinho, com um toque de chocolate, e eu acho que ficou muito bom com um cafezinho coado...

Brigadeiro de Amendoim by Yuri Hayashi, on Flickr

Brigadeiro de Amendoim by Yuri Hayashi, on Flickr

17/02/2011

Algumas degustações Twinings

Meu amigo Dado, também meu principal fornecedor de chás através de suas viagens por aí, trouxe estes chás da Twinings:

O Twinings Green Tea Selection é uma seleção de blends com chá verde, que resultaram nos seguintes sabores: Citrus, Cranberry, Abacaxi e Toranja, Laranja e Flor de Lótus, Maçã e Pêra.

O Twinings African Tunda é a mistura de Rooibos, abacaxi e hibisco, infusão elaborada para a coleção Voyage que inclui o Brazilian Baia, infusão em homenagem ao Brasil, e o Indian Chai, chá em homenagem à Índia.

Todos são em sachês e possuem sabor bem agradável. Em sua elaboração é utilizado somente ingredientes naturais e selecionados, resultando em infusões muito acima da média do mercado de sachês nacional. Faço uma menção em especial aos sabores com frutas cítricas, ficaram bem naturais e saborosos.

08/02/2011

Degustação: Infusão de Goji berry

Esta pequena frutinha (Goji Berry ou Wolfberry) é de origem asiática e ficou popular devido às suas propriedades medicinais (também é uma rica fonte de antioxidantes). Aqui em casa ela se transformou em uma deliciosa infusão, onde enquanto você bebe seu liquor alaranjado, berries entram em sua boca transformando esta infusão em "comestível".


Seu sabor é adocicado, em seu aroma encontramos um leve perfume, lembrando em muito à cenoura (e acompanhamos o chá com um bolo de cenoura!). A minha sugestão é fazer o tisane bem concentrado, com bastante berries para uma xícara. Fica uma delícia, a frutinha é muito saborosa e a apresentação é muito bonita!


Para a infusão, o Goji Berry vem em formato de fruta seca, que pode ser comido puro além de  também ser utilizado como ingrediente culinário. 

Goji Berry... by Yuri Hayashi, on Flickr

02/02/2011

Links interessantes sobre chá

Nas minhas voltas por aí encontrei alguns links bem interessantes para os que gostam de saber mais sobre o mundo dos chás. Abaixo compartilho as descobertas:

Chinese Tea Time by Yuri Hayashi, on Flickr

- Foi inaugurada a primeira escola de chás da América Latina, a Escuela Argentina de Té. É uma notícia muito boa para o desenvolvimento do mercado de chás gourmet pois ajuda na criação de profissionais da área, além de trazer mais informações aos apaixonados pelo tema. Quisera eu, ter tempo e dinheiro para passar alguns meses neste curso do país latino dos alfajores!

- O chá é tão importante para os chineses que até tema de museu ele virou: Conheça o China National Tea Museum. Claro que se você não tem a chance de visitar pessoalmente, pode ver o seu acervo online. Ele inclui peças relacionadas ao chá, vindas de longas Dinastias passadas. Com versão em inglês: http://www.teamuseum.cn/

Agora, a parte mais gostosa do post... finalmente encontrei outras amantes de chás que também possuem blogs (nacionais) sobre o tema!

- Cerimônia do Chá é o site de Erika Kobayashi.  Neste cantinho especial, ela relata suas degustações e reflexões sobre a vida. Muito bonito e inspirador (além da Erika ser um amor!).

- Rota do Chá é o site da Hanny Guimarães. Hanny conta suas experiências no mundo do chá assim como compartilha suas matérias muito bem escritas em outras publicações.

E por enquanto é isso! Até breve!
Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.