O torrone, também conhecido por nougat, é uma espécie de massa branca, feita com base de claras de ovos, acompanhada de nozes. Parece simples mas o seu sabor é fantástico e seu processo de fabricação pode variar de lugar para lugar - pois a sua origem é disputada entre alguns lugares na europa, como Itália, Espanha, etc. (leia esta interessante matéria no caderno Paladar do Estadão).
Bombom de torrone prontinho para ser devorado!
Fiz uma versão bem simples, que requer um pouco de habilitades na cozinha pois a medição de temperatura tem de ser precisa além da sua manipulação e o cuidado para não se queimar também é importante! Mas não é nada que com certa prática vocês não consigam, é só ter cuidado e atenção.
Bombom de torrone
Bombom de Torrone do Chá, Arte & Vida!
Ingredientes:
- 4 xícaras de açúcar
- 1 xícara de glucose
- 3/4 xícara de água
- 3 claras de ovo
- 1 pitada de sal
- 1/3 de colher de café de cremor tártaro
- 2 colheres de chá de essência de baunilha
- 2 xícaras de nozes picadas, a gosto (utilizei amêndoa e avelã picadas - dê uma leve torrada nelas antes de utilizá-las)
- Amido de milho ou farinha de arroz, o quanto baste
- Chocolate amargo, o quanto baste
Preparo:
- Antes de tudo, separe a assadeira que utilizará para colocar o doce, forrada com papel manteiga e polvilhada com a farinha de arroz.
- Em uma panela misture o açúcar, glucose e água. Leve em fogo baixo e não mexa mais a mistura. Deixe que vire um caramelo claro e chegue à temperatura de 130°C.
- Enquanto isso, bata as claras com o sal e cremor tártaro até que a clara em neve faça picos firmes - utilize uma tigela inox que aguente o calor do caramelo fervente.
- Adicione o caramelo às claras em neve, virando pouco, um fio fino e contínuo, até que incorpore totalmente na massa (tome cuidado para não se queimar nesta hora pois o caramelo pode espirrar ao bater no batedor ou lateral da tigela, tente mirar sempre para que caia direto na massa).
- Bata a massa por aproximadamente 6 minutos, até que ela comece a endurecer, encorpar, e se prender ao batedor da batedeira.
- Adicione a baunilha e nozes e misture bem à mão. A massa é difícil de lidar, misture com força.
- Em uma mesa bem polvilhada com a farinha de arroz, vire a mistura e adicione mais farinha por cima. Comece a "sovar" a massa, mas não aplicando muita força, somente para que a farinha seja incorporada. Adicione a farinha até que a massa pareça menos úmida mas palpável - se você adicionar muita farinha, a massa ficará quebradiça demais. E lembre-se que após a massa secar totalmente, ela naturalmente endurecerá um pouco.
- Coloque-a na assadeira, abra a massa com a mão, polvilhe mais farinha, coloque outro papel manteiga por cima e coloque outra assadeira por cima, com peso, para que a massa seque e fique com aspecto liso na superfície.
- Deixe descansar por horas (até o dia seguinte é melhor) e corte a massa com faca untada de óleo.
- Prepare o chocolate para a cobertura (derreta e faça a temperagem) e cubra cada pedaço de torrone cortado (antes de cobrí-los retire o excesso de farinha). Deixe secar e embrulhe.
Este doce além de acompanhar um chá verde é um bom presente de Natal, aproveitando a data que está chegando! Pratique esta idéia, faça seus próprios presentes e dê outro valor às festas de final de ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário