Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

05/12/2013

Receita: Bombom de Torrone

O torrone, também conhecido por nougat, é uma espécie de massa branca, feita com base de claras de ovos, acompanhada de nozes. Parece simples mas o seu sabor é fantástico e seu processo de fabricação pode variar de lugar para lugar - pois a sua origem é disputada entre alguns lugares na europa, como Itália, Espanha, etc. (leia esta interessante matéria no caderno Paladar do Estadão).

Torrone / Nougat
Bombom de torrone prontinho para ser devorado!

Fiz uma versão bem simples, que requer um pouco de habilitades na cozinha pois a medição de temperatura tem de ser precisa além da sua manipulação e o cuidado para não se queimar também é importante! Mas não é nada que com certa prática vocês não consigam, é só ter cuidado e atenção.

Bombom de torrone


Bombom de Torrone do Chá, Arte & Vida!

Ingredientes:
- 4 xícaras de açúcar
- 1 xícara de glucose
- 3/4 xícara de água
- 3 claras de ovo
- 1 pitada de sal
- 1/3 de colher de café de cremor tártaro
- 2 colheres de chá de essência de baunilha
- 2 xícaras de nozes picadas, a gosto (utilizei amêndoa e avelã picadas - dê uma leve torrada nelas antes de utilizá-las)
- Amido de milho ou farinha de arroz, o quanto baste
- Chocolate amargo, o quanto baste

Preparo:
- Antes de tudo, separe a assadeira que utilizará para colocar o doce, forrada com papel manteiga e polvilhada com a farinha de arroz.
- Em uma panela misture o açúcar, glucose e água. Leve em fogo baixo e não mexa mais a mistura. Deixe que vire um caramelo claro e chegue à temperatura de 130°C.
- Enquanto isso, bata as claras com o sal e cremor tártaro até que a clara em neve faça picos firmes - utilize uma tigela inox que aguente o calor do caramelo fervente.
- Adicione o caramelo às claras em neve, virando pouco, um fio fino e contínuo, até que incorpore totalmente na massa (tome cuidado para não se queimar nesta hora pois o caramelo pode espirrar ao bater no batedor ou lateral da tigela, tente mirar sempre para que caia direto na massa).
- Bata a massa por aproximadamente 6 minutos, até que ela comece a endurecer, encorpar, e se prender ao batedor da batedeira.
- Adicione a baunilha e nozes e misture bem à mão. A massa é difícil de lidar, misture com força.
- Em uma mesa bem polvilhada com a farinha de arroz, vire a mistura e adicione mais farinha por cima. Comece a "sovar" a massa, mas não aplicando muita força, somente para que a farinha seja incorporada. Adicione a farinha até que a massa pareça menos úmida mas palpável - se você adicionar muita farinha, a massa ficará quebradiça demais. E lembre-se que após a massa secar totalmente, ela naturalmente endurecerá um pouco.
- Coloque-a na assadeira, abra a massa com a mão, polvilhe mais farinha, coloque outro papel manteiga por cima e coloque outra assadeira por cima, com peso, para que a massa seque e fique com aspecto liso na superfície.
- Deixe descansar por horas (até o dia seguinte é melhor) e corte a massa com faca untada de óleo.
- Prepare o chocolate para a cobertura (derreta e faça a temperagem) e cubra cada pedaço de torrone cortado (antes de cobrí-los retire o excesso de farinha). Deixe secar e embrulhe.


Este doce além de acompanhar um chá verde é um bom presente de Natal, aproveitando a data que está chegando! Pratique esta idéia, faça seus próprios presentes e dê outro valor às festas de final de ano.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.