O mundo dos sabores é ilimitado e praticamente mágico para aqueles que gostam de desafiar seu paladar. A necessidade de misturar os aromas e descobrir novas combinações é instigante até mesmo no mundo dos chás. Existem algumas maneiras de adicionar outros sabores aos chás originais: o antigo método de Perfumação feita pelos chineses, a bela amarração dos Chás Display também de origem chinesa e os modernos métodos que utilizam a adição de aromas naturais ou artificiais às folhas do chá. Veremos estes processos detalhadamente em uma série de artigos. Neste artigo, falaremos dos Chás Display.
O belo Chá Display da Chá Yê!
O Chá Display (também chamado de Flowering Tea, Blooming Tea, Artistic Tea e Gong Yi Hua Cha) se perde na história dos chás chineses. Alguns afirmam que este chá é uma invenção moderna enquanto outros acreditam que ele é centerário.
A partir de um registro onde se lê "As folhas do chá eram amarradas com flores para o entretenimento do Imperador (...)" durante a Dinastia Song (960 - 1279 DC), os historiadores se baseiam para comprovar a existência deste tipo de chá, contudo não há indícios de seu consumo como bebida, apenas como atrativo visual uma vez que eram utilizadas folhas de baixa qualidade para seu feitio - diziam que seu líquido era amargo e sem gosto significativo.
Nos dias de hoje, com o conhecimento dos ocidentais sobre o Chá Display, um mercado surgiu e desde os idos dos anos 80, uma produção cuidadosa com chás de melhor qualidade iniciou-se (incluido até o uso de variedades da planta do chá com sabor mais tenro). A arte da manipulação das folhas para se obter distintos formatos pode ser antiga mas a sua utilização para consumo tem indícios na atualidade (sendo Wang Feng Sheng apontado como o criador da versão atual deste tipo de chá).
Com origem na província de Yunnan, China, a arte da amarração do chá nasceu e outras províncias também possuem seus Chás Display (que podem utilizar chá verde, branco, preto, etc. e vários tipos de flores), somando diversos tipos de apresentação, de acordo com o gosto e paciência dos Mestres de Chá que o fabricam.
Fabricação de Chá Display. Foto: serestea.com
Para a sua fabricação, de uma maneira geral, folhas do chá são colhidas com o mesmo padrão de tamanho e amarradas solo ou em conjunto com flores de jasmim, amaranto, etc., através de barbantes. As folhas são umidificadas para faciltar o trabalho e depois de ganharem o seu formato, são deixadas para secar. O seu preparo para consumo é feito em bules de vidro (onde se pode apreciar a beleza do seu desabrochar), sob água quente, podendo-se realizar várias infusões com o mesmo chá (são litros de liquor com sabor floral!).
Como os outros chás, este também possui graduação ditada pela maneira como ele é produzido, levando em consideração a matéria-prima e o uso de máquinas ou puramente o trabalho de mãos habilidosas. Um bom Chá Display tem uma amarração impecável, ao desabrochar solta pouquíssima ou nenhuma folha além de possuir sabor presente e agradável. Sempre confira as informações antes de uma compra.
Abaixo um exemplo de vídeo onde vemos a fabricação do Chá Display:
[ continua... ]
* Este artigo é o fruto de um trabalho de pesquisa séria, que me toma bastante tempo e que faço com o maior prazer. Caso você queira reproduzí-lo na íntegra ou fazer alguma citação do seu conteúdo, por favor, entre em contato e nunca se esqueça de colocar os créditos para o meu site.
Agradeço pela consideração.
Olá, Yuri!
ResponderExcluirGostei especialmente da segunda parte da série. No mundo dos chás, o Flowering tea é uma das minhas maiores curiosidades. Que espetáculo!
Beijos, Aline
Oi, Aline!
ExcluirEu lembro mesmo de ter visto em seu blog um post sobre o assunto! É realmente um espetáculo, ainda mais quando bem feito.
Beijo grande!
Yuri