Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

06/07/2015

Dicas de Como Conservar o Chá Após a Compra

Muitas pessoas não sabem, mas guardar o chá em casa, com certos cuidados, pode garantir a conservação das suas características originais para consumo por um bom tempo. Alguns dos inimigos naturais que o chá encontra por aí são a exposição ao ar, humidade, luz, calor e outros odores. Neste artigo entenderemos melhor a interferência de cada um desses fatores e aprenderemos algumas dicas de como evitá-los. 

Embalagens de chás

- AR
O problema do contato com o ar é a oxidação das folhas do chá. Chás que possuem um grau alto de oxidação em seu processamento (como o preto, alguns oolongs, etc.) têm menos problemas neste quesito. Ao contrário, os chás que são processados com menos oxidação (como os brancos, verdes, etc.), podem sofrer com o contato ao ar, perdendo suas características originais na coloração, odor e sabor. Uma embalagem zip ou uma lata bem fechada resolve esta questão.

- HUMIDADE
Os chás são secos e portanto, sensíveis a qualquer humidade, incluindo a humidade no próprio ar. Ao entrar em contato com ela, o chá tende a soltar seu sabor, perdendo sua força e prejudicando sua apreciação na hora do consumo. Uma embalagem zip ou uma lata bem fechada também resolve esta questão. Para quem vive em regiões litorâneas, a Amigos do Chá tem uma boa dica, o uso de embalagens acrílicas ao invés da lata - para evitar a corrosão do metal por conta da maresia.

- LUZ
Algumas pesquisas sugerem que o contato do chá com a luz pode intereferir em suas propriedades (perda de antioxidantes, etc.), transformando alguns elementos em sua composição e alterando seu sabor (ele fica metalizado). Se o seu chá se encontra em embalagem transparente, lembre-se de guardá-la longe de janelas e outras fontes de luz.

- CALOR
O calor também ocasiona a oxidação das folhas do chá. É sempre indicado que ele seja guardado em um lugar fresco, lembrando que também deve ser longe de humidade. Se o lugar onde você vive é muito quente, uma boa dica de conservação é guardar o chá na geladeira ou congelador, mediante alguns cuidados: É indicado que você fracione o pacote de chá em sacos menores. Os sacos devem ser ou hermeticamente fechados ou lacrados a vácuo, com a mínima quantidade possível de ar. Guarde-os longe da porta, para que não haja grandes variedades de temperatura durante o abrir e fechar do eletrodoméstico. Quando for retirar um saco da geladeira ou congelador, deixe ele descansar antes de abrir - ele deve atingir a temperatura ambiente para não haver condensação de água e assim evitar a humidade interna. Tente utilizar este chá o quanto antes, para garantir que suas qualidades originais continuem intactas. A média de tempo de vida do chá ainda seco dentro da geladeira/congelador pode passar de 1 ano.

- ODORES
Por se encontrar em estado seco, o chá absorve facilmente outros odores fortes carregados pelo ar. Evite guardá-lo perto dos temperos e atente também às embalagens onde você o guarda - plásticos com cheiro forte, embalagens reutilizadas que ainda possuem cheiro do conteúdo anterior, etc.

Considerações:
De forma geral, ao comprar um chá especial, este já apresenta uma embalagem apropriada - muitos utilizam o pouch metalizado/opaco com fecho zip ou lata de metal, que se possuir ainda um plástico protegendo o chá, ganha dupla proteção. Caixas de papelão não são ideais como embalagem pois estas absorvem humidade e odores do ar, mas havendo uma proteção plástica por cima auxilia a diminuir esta absorção.

Embalagem em lata com plástico por dentro

Além da embalagem ideal, o local escolhido para guardar o chá é muito importante. Ainda respeitando os fatores citados acima, você pode encontrar um canto escuro em sua despensa, ou em armários bem fechados e pouco utilizados na casa e assim por diante.

Embalagem pouch zipper, opaco

Sei o quão viciante pode ser o ato de "colecionar" chás e depois  perceber que alguns acabaram estragando. A gente compra de pouco em pouco para experimentar e quando vemos, temos muitas opções e o consumo não consegue acompanhar a compra. Apesar da maioria dos chás durar muito (até além da data de vencimento) se bem conservados, tente evitar tudo isso doando chás para os amigos ou usando os chás na hora de cozinhar. Também é super válido fazer muito chá gelado no verão e deixar um sempre disponível na geladeira. Leve alguns chás para o escritório e beba com o pessoal para energizar (com a ajuda da cafeína presente na planta do chá) o ambiente de trabalho. No frio, compre uma garrafa térmica portátil e carregue consigo (ou deixe no carro) um pouco de chá quentinho, que reanima qualquer momento do dia.

Enfim, o importante é consumir (ou guardar corretamente) os chás que são feitos de forma tão especial, em sua totalidade!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.