Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

21/09/2015

Receita de Isotônico Caseiro com Chá

Que tal aliarmos as boas propriedades de um chá, contando com seu sabor, à função de bebida isotônica? Foi o que eu pensei um dia desses quando o calor implacável estava batendo justamente no dia em que iria sair para escalar, e a curiosidade me fez trocar o suco natural que utilizava como base para meu isotônico caseiro por chá.

Isotônico com Chá


O ideal é escolher um blend ou chá puro com certa personalidade, onde os sabores sejam fáceis de se perceber e conseguirão combater o sabor excessivo do salgado e doce que iremos adicionar. Eu escolhi como exemplo o blend Amaranto da Infusorina, que possui chá verde aromatizado com jasmim, mais maçã e flores de amaranto - ele é perfeito para matar a sede por si só conforme visto nesta postagem anterior.

Seguindo as proporções dos isotônicos que encontramos no mercado (5-7% de açúcar - o carboidrato -, 50-110ml de sódio e 24-45ml de potássio - os sais minerais. Você pode ler mais a respeito neste artigo) elaborei a seguinte receita caseira, tentando equilibrar a parte funcional da bebida com o seu sabor:

Preparando o isotônico com base de chá

Isotônico com Chá do Chá, Arte e Vida!

 Ingredientes:
- 1 litro de chá já gelado à sua escolha (neste caso, Amaranto da Infusorina)
- 50 gr de açúcar
- 1,5 gr de sal (utilizei Sal Rosa do Himalaia mas você pode escolher o sal que preferir, lembrando que dependendo da escolha você ganha uma variedade maior de minerais)
- suco de 1/2 de limão

Preparo:
Misturar tudo até que os ingredientes se dissolvam bem e conservar em garrafas fechadas, em geladeira.
A minha dica é congelar a bebida e no dia da atividade física, retirar ele de manhã do congelador para começar a bebê-lo ainda com pedaços de gelo dentro, fica uma delícia.

O isotônico com chá em ação em um dia quente de escalada

Vale lembrar que em geral, os profissionais da área de saúde costumam aconselhar no máximo 500 ml de isotônico por dia/pessoa, sendo que a bebida é ideal para pessoas que pratiquem atividades físicas. Como tudo vai bem sem exageros, espero que esta receita ajude a refrescar e nutrir nos dias quentes que estão por vir!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Gostei do seu blog. Parabéns!!! Estou fazendo um e estou me inspirando em algumas coisas no seu, como na simplicidade, por exemplo. Mas acho que faltou algumas coisas, como por exemplo o seguir. Ou apenas não encontrei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helloise!
      Obrigada pelos seus comentários. Eu não quis adicionar mesmo o seguir. Mas vc pode cadastrar seu email para receber as atualizações do blog.
      Saudações!
      Yuri

      Excluir

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.