Esta época em que o tempo fica mais quente é muito convidativo às bebidas geladas e certamente, não poderia deixar de falar do chá gelado. Ele não só refresca como também é saboroso e cheio de propriedades. O método que tem sido mais utilizado nos últimos tempos é a Extração Fria (Cold Brew) para melhor performance de sabor (e alguns estudos também indicam ótimos niveis de extração dos elementos que trazem benefícios para a saúde).
Escrevi um artigo chamado "Verão: Tempo de Chás Gelados!" para o portal da minha cidade, o Acontece São Bento, onde conto a história de sua origem e também como fazer o método de extração a frio para um chá gelado. Vocês podem conferir clicando neste link.
Aproveitando que os termômetros estão altos por aqui, também começo uma Degustação de Chás Especiais Gelados em conjunto com o Café do Espaço Bbloc - Escalada em Boulder , aqui em São Bento do Sapucaí. Se você for daqui ou estiver passeando pela região, não perca a degustação gratuita que ofereceremos todos os sábados até dia 5 de Março, neste charmoso espaço.
Vejo vocês lá!
Eu li a sua matéria, gostei muito. Confesso que nunca tentei essa técnica do Cold Brew. Eu faço o chá normal e, esfriando, coloco na geladeira. Gostaria de saber se há diferença de sabor, a seu ver. Pelo que entendi, essa técnica do Cold Brew é mais, digamos, 'nutritiva' do que a da infusão com água quente comum propriamente dita?
ResponderExcluirOi, Eric!
ExcluirTudo bem? Obrigada por trazer suas dúvidas.
Antes de mais nada temos de ter em mente que o chá gelado e o chá quente são bebidas diferentes e por isso merecem ser preparadas da maneira que melhor lhe favorece.
A extração fria e a infusão quente são dois processos químicos distintos e por isso a extração de elementos na composição de um chá ou infusão, são diferentes: alguns antioxidantes tem maior propensão em serem extraídos com o calor enquanto outros com o frio; Outro elemento, a cafeína, é extraída mais facilmente com o calor e assim por diante. Mas em termos de nutrientes, eu li por aí que ambos os métodos são satisfatórios e uma pesquisa sugere que a extração fria, vagarosa, acima de 12h poderia extrair bastante antioxidantes (ainda em estudos)... Em termos de sabor, a maioria dos chás pede de 8h-10h para sabores ideais (liberação de notas aromáticas).
A extração fria inibe os componentes de amargor em um chá, diferente da extração quente, que estimula. Se vc fizer ele quente e depois esfriar, ele terá um sabor amargo mais proeminente, o líquido não será translúcido e o trabalho é redobrado (pois esquenta e depois esfria). Por isso, muitos acham o Cold Brew mais apropriado.
Espero que ajude!
Saudações!
Yuri
Ajudou sim, compreendi melhor. Obrigado pela resposta e atenção. 😊
ResponderExcluir