Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

Workshop sobre Chás


Este trabalho foi melhor estruturado e você encontra as informações completas aqui: 



O Workshop de Degustação de Chás Gourmet foi criado para ajudar a cultura do chá a se espalhar em nosso país. O cuidado no preparo de chás gourmet e o conhecimento em sua degustação, eleva seu ritual em um nível semelhante à degustação de vinhos e cafés.

Este Workshop é ministrado por mim, Yuri Hayashi, que escreve sobre o assunto desde 2008. Ele acontece com horário marcado (o local não é aberto ao público geral) no Empório Embahú, em São Bento do Sapucaí, SP, e é levado à outras cidades havendo o interesse de grupos grandes (maiores informações, entre em contato).

O Empório Embahú

Abaixo alguns detalhes do conteúdo do curso:

Temas abordados:
- Um pouco da história do chá
- Seu equipamento e preparo
- Tipos de chás 
- Como degustá-los propriamente
- Harmonização com outros alimentos

* Duração aproximada: 3-4 horas.
* Acompanha manual de referência rápida.
* Grupos de 2 a 6 pessoas (para aulas particulares, entrar em contato)
* Informações, valores e agendamento (com antecedência): entre em contato clicando aqui.

Com pouco tempo compartilhando o que sei sobre o assunto, já tive o prazer de ter em minhas turmas alguns cervejeiros, connoisseurs de vinhos, pessoas buscando o ramo comercial do chá, curiosos de bom paladar, casais e amigos com mente aberta à este mundo, e no meio de tudo isso, recebi até uma criança. Por isso, fique à vontade de conhecer o meu trabalho, todos são bem-vindos e direcionam o workshop às suas necessidades dentro deste fascinante mundo.

Mesa do Workshop de Chás Gourmet feito com horário marcado no Empório

Harmonização de comidinhas com chás durante o workshop: Canapés com pão e
maionese caseiros, mais a nossa torta de chocolate com noz pecan vinda de São Bento!




Algumas postagens relacionadas à este assunto:

Workshop de Degustação de Chás gourmet




Alguns depoimentos sobre o workshop:


"As expectativas sobre o workshop ministrado pela Yuri eram as maiores e as melhores possíveis. Como não era de se duvidar, a realidade surpreendeu. O workshop me possibilitou abrir a mente, novos mundos, muita informação de qualidade e credibilidade, ensinamento, cultura e valor.
Indico muito para quem é um amante do chá, da cultura, da origem, da vida e do bem estar. Obrigada Yuri e Cládio (não ausente se considerar os quitutes também.. hummm) pelo workshop, hospedagem e lição de vida, ensinando que: o menos sempre é mais. Beijos carinhosos"
 Renata e Niclas (Florianópolis / SC) - fez o Workshop e se hospedou em meu chalé
(Renata possui um blog com uma postagem sobre a estadia por aqui e agora também fala de chás e infusões)

~~*~~

"Registro aqui o meu agradecimento pelo conhecimento e a riqueza de sensações da experiencia do Workshop sobre chás. Desde o cuidado para nos colocar na história, em sua origem, e resgatar todo o caminho até os dias de hoje. Yuri conseguiu transmitir através do material preparado e de seu conhecimento profundo de maneira muito didática e adorável. 
Tenho tido muitas experiências com chá aqui no Brasil e fora do país, já que também sou 'tomadora de chá', mas esta foi particular. Estão de parabéns pela atenção aos detalhes e pelo comprometimento para o excelente resultado. Simplesmente adorei ter estado este tempo junto com você Yuri, com os colegas do grupo tão participativos e ter degustado e aprendido tanto sobre os chás e seus mistérios....Parabéns.... 
Quero também registrar sobre o seu blog, nota-se o carinho que é colocado na preparação e escolha dos temas. Muito bom!
E também falar sobre o aconchego do chalé, sobre a belíssima mesa do café da manhã, com o pão de alecrim (divino!!!) made by Claudio, a farofa de mel.... e o suco rosa (lavanda)..... bolos, cookies, etc. etc. etc. tudo caseiro feito por vocês.... claro e os diferentes chás........ uma loucura.... adorei!. 
Ao casal meu parabéns !... amei ... voltei para São Paulo com muita inspiração e vontade fazer coisas novas!. Um beijo e muito obrigada."
Beatriz Lazo (SP) fez o Workshop e se hospedou em meu chalé

~~*~~

"Participei do Workshop com um sinal de interrogação ??! e logo fui surpreendido pelo conteúdo e pela forma de apresentar, enfim foi muito bom. A experiência de sabores e de informação estarão sempre presentes em minha memória. A nossa condutora e mestre em chás a Yuri entregou o seu conhecimento com muita propriedade e foi muito interessante. Já estou recomendando para alunos e amigos apreciadores das "coisas boas da vida que revigoram e que trazem qualidade". Aproveito também para dizer sobre a excelente qualidade do atendimento em nossa estadia no Chalé, com os detalhes e o requinte de sabores no café da manhã, preparado pelo casal Claudio e Yuri. A partir deste workshop a minha maneira de apreciar os chás é outra e despertou a minha curiosidade a respeito dos mesmos. 
Parabéns."
Aires Vieira (SP) fez o Workshop e se hospedou em meu chalé

~~*~~

"Depois do worskhop vejo o chá com outros olhos... essa bebida do dia a dia traz tanta riqueza de detalhes... aprendi a diferenciar chá de infusão, sobre a planta e a apreciar melhor uma boa xícara de chá. As dicas de harmonização foram ótimas. Yuri, você está de parabéns por conseguir transmitir de uma forma tão simples e prazerosa tantas informações valiosas e acompanhado de bons goles de chás deliciosos! Recomendo este workshop para quem quer conhecer o mundo dos chás!"
Lidia S. (SP)

~~*~~

"Adorei o workshop de degustação de chá gourmet! Um mergulho na ancestralidade oriental e experiência extrasensorial de forma descontraída e prazerosa! Uma verdadeira prática de Alquimia que funde simplicidade e o estado de "mindfullness"( = estar presente) integralmente! Minha gratidão à Yuri Hayashi por despertar um mundo novo através do chá e suas harmonizações!" 
Cinthia Watanabe, terapeuta de florais e life coach (SP)

~~*~~

"Simplicidade e complexidade vividas neste workshop. Adorei saber o que é chá! Sentir os aromas, os sabores, degustar as harmonizações, decifrar as cores, enfim, tudo foi muito especial. Até a chuvinha veio completar o clima! Obrigada Yuri por transmitir todo o seu conhecimento de forma tão bacana. Recomendo esta experiência!!!"
Cristina H. (SP)

~~*~~

"Meu interesse em participar do workshop era basicamente aprender como preparar melhor o chá para poder usufruir mais corretamente desta bebida. No entanto, o workshop foi muito além, a diversidade de tipos de chá apresentada me surpreendeu e as harmonizações abriram portas para novas experiências. Yuri, estou aguardando uma oportunidade para fazê-lo novamente!"
Renato W. (SP)

~~*~~

"O Workshop de Chás da Yuri foi muito interessante, esclarecedor e delicioso! Minha mente se abriu para as inúmeras possibilidades de sabores e aromas que a camellia sinensis pode oferecer, o que estimulou bastante meu paladar e fisgou ainda mais a minha atenção para o assunto. Além disso, a paisagem local de São Bento do Sapucaí contribui para que a experiência seja ainda mais prazerosa e inesquecível!"
Thais M. (SP)

~~*~~

"Foi uma experiência especial participar do Workshop de Chás. Aprender o histórico do Chá, conhecer tipos diferentes de folhas, o preparo para cada um e a harmonização com alimentos. A degustação foi muito enriquecedora! Aprecio muito a cultura e este universo do Chá e agradeço a Yuri por compartilhar seu conhecimento e ter uma tarde preazerosa e agradável. Recomendo este Workshop a todos os apreciadores!"
Taisa M. (SP)

~~*~~

"Gostariamos de agradecer, eu e o João pelo belissíma experiência que você e o Cláudio nos proporcionaram no final de semana passado. Nos sentimos muito bem cuidados e aconchegados em nossa estadia no Chalé, que é uma graça, encantador. Só de lembrar daquele seu bolo e a farofa de mel fico com água na boca! O café da manhã foi uma experiência á parte... A delicadeza da musiquinha ao fundo, a riqueza dos detalhes a simplicidade da terra e os sabores dos seu quitutes...tudo muito harmonizado e especial.
E o seu workshop de chás consideramos como a nossa iniciação nesse Universo apaixonante, o qual você conhece muito bem.
Parabéns pela iniciativa."

Juliana e João (RJ) - fizeram o Workshop e se hospedaram em meu chalé

~~*~~

"De cara, a diferença entre chá e infusão ajudou na quebra de paradigmas, o que me levou a pensar que seria uma experiência e tanto participar do workshop! Naquele instante, vi que não conhecia nada sobre o universo dessa bebida... não basta somente esquentar a água e deixar o saquinho boiando, há todo um “ritual” a ser seguido. Combinar temperatura, quantidade, tempo... nada tão simples, e ao mesmo tão complicado de ser seguido.
A oportunidade de harmonizar uma bebida não alcoólica com charutos foi algo inédito na minha carreira de tabagista ocasional!
Workshop altamente recomendado!"
Rodrigo A. (SP)

~~*~~

"Achei o workshop super interessante, pois eu nunca havia comparado de fato os diferentes tipos de chás, assim como não tinha conhecimento sobre os processos de oxidação e o modo de preparo de cada um. A história do chá também foi um ótimo aprendizado, me fez valorizá-lo mais ainda. E depois do workshop, percebi que estou prestando mais atenção no sabor, aroma e na coloração dos chás que eu tomo (e é chá mesmo, não é infusão!). Recomendo esta experiência tanto para os que já possuem afinidade com gastronomia quanto para os que querem apenas satisfazer a curiosidade!"
Simone S. (SP)


3 comentários:

  1. Querida amiga QUE PESQUISA !!!!!!!! Maravilhosa !!!!!! Nota DEZ MIL LIN ......
    Espero em breve tomar um simples chá aqui em casa com VC ..... Carinhoso Namastê

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELO BLOG,PELAS RECEITAS...E ACABEI DESCOBRINDO UMA COINCIDÊNCIA:MEU AVÔ NASCEU EM SÃO bENTO DO SAPUCAÍ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! E que coincidência mesmo pois aqui é tão pequeno!
      Abraços!

      Excluir

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.