Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

04/05/2010

Plantando a Camellia sinensis

Vou aproveitar este meu blog que também fala de chás para registrar o andamento da minha pequena plantação de Camellia sinensis, a planta do chá. Sei que elas não são tão populares por aqui no Brasil, mas depois da  pequena introdução que fiz no outro post, vocês já devem saber um pouco mais sobre este assunto e conseguirão me acompanhar.


Para mim também é uma experiência nova, nunca plantei a Camellia sinensis anteriormente, e com isto espero ter boas experiências e dicas para quem também quiser se aventurar nesta prazeirosa colheita de longo termo.

Após encontrar um bom fornecedor, conserve bem as sementes até o plantio. Se o fornecedor lhe der instruções de como proceder, siga-as fielmente. No meu caso, escolhi fazer uma plantação totalmente orgânica, apenas recolhi terra do meu terreno e as plantei de forma bem rasa. A semente se assemelha a uma noz e possui uma casca bem rígida. As sementes com cascas totalmente inteiriças podem demorar um pouco mais a brotarem (até conseguirem passar por essa membrana). As sementes rachadas tem grande potencial em crescimento rápido enquanto as sementes retiradas desta casca podem apodrecer por excesso e umidade. A Camellia sinensis gosta de pouca água e bastante claridade nesta fase. Acima, na foto, podemos vê-la ainda semente e após 14 dias, sua primeira longa raiz saindo da rachadura da casca. 

Acima de tudo, tenha tempo para cultivá-las e lhes dê bastante atenção e carinho. As minhas sementes ganharam até padrinhos que mandam pensamentos mais que positivos para seu crescimento!

Em breve, mais notícias das minhas pequenas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Prezada Yuri,

    Encontrei seu blog por acaso, ao pesquisar sobre marcas de chá preto nacionais, e estou fascinado. Parabéns pelo excelente trabalho!

    Sou um neófito muito interessado em aprender sobre chás, e tenho uma pergunta a fazer.

    Você conhece um chá branco chinês chamado Pai Mu Tan Fugian? Recomenda?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Opa, bom saber que você tem boas referências desse chá branco... Meus referenciais ainda são muito limitados, ainda estou dando meus primeiros passos no universo do chá. Quem sabe em breve eu consiga prová-lo, nesse caso me comprometo a vir até aqui transmitir minhas impressões a você... Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo seu blog. amei. interesso em acompanhar o desenvolvimento dessa semente (caméllia sinensis). por isso, solícito que você faça a gentileza de postar fotos de tempos em tempos pra eu ver como é o crescimento dela. vou plantar minhas sementes hoje e espero que também dêem certo. abraços.

    ResponderExcluir
  4. segundo informações,o melhor cha verde é aquele que pega, durante o seu periodo de crescimento, todo o periodo da primavera se isso é verdade , qual a data de validade do cha verde que devo comprar para obter os beneficios dele em maior concentração? Tem mais uma pergunta; quanto tempo entre o plantio e a colheita do cha verde?

    ATT, Jean

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean,
      para se obter o maior benefício do chá verde, por favor, leia esta postagem:
      http://chaarteevida.blogspot.com.br/2015/11/diferenca-entre-cha-verde-em-po-e-matcha.html
      Sobre a colheita, depende muito das condições da plantação, mas a média é 3-5 anos.
      Saudações!
      Yuri

      Excluir

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.