Depois de 44 dias, as sementes das minhas Camellias sinensis se apertaram nas sementeiras (foto abaixo, esquerda) e resolvi fazer o transplante para vasos individuais e maiores. Assim, elas poderão alcançar o tamanho indicado para o transplante final no solo com mais tranquilidade.
Um dos vasos reunia as sementes que já indicavam que não iriam vingar - geralmente elas bóiam quando colocadas em água ou apresentam alguma boloração que com a umidade das regas, tende a se desenvolver. Vocês podem ver estas sementes na foto acima, ao centro. Milagrosamente duas conseguiram sobreviver, uma contando com a ajuda de seu padrinho Gabriel, que a escolheu justamente pela sua deficiência (foto da muda abaixo, centro).
Para mim é uma grande vantagem fazer este transplante agora pois vocês verão na foto abaixo (esquerda) o tamanhão que ficam as raízes. Se já foi delicado retirá-las agora, imagine se eu tivesse deixado para depois? E fica o conselho: Se tiverem espaço, utilizem os vasos individuais desde o início para polpar este trabalho extra.
Agora todas as mudas estão felizes e crescentes. Em breve mais fotos!
oi,
ResponderExcluirgostaria de saber onde você comprou as sementes
queria plantar meu proprio chá mas não encontro onde comprar nem sementes nem mudas
obrigada
Natália
http://chaarteevida.blogspot.com.br/2011/11/onde-comprar-muda-ou-semente-de.html
Excluir