Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

 
 

04/12/2010

Conhecendo melhor os chás: Chá Branco

Considero o Chá Branco um dos chás mais delicados e especiais que existem. Sua especialidade é traduzida pela parte da planta com a qual o chá é feito, e pelo processo de produção que a Camellia sinensis passa - apesar de ser simples, possui muita doação do Mestre de Chás, que, ao fazê-lo tenta driblar as intempéries do tempo. Vamos conhecer um pouco mais deste chá que há poucos anos atrás era totalmente desconhecido no Ocidente, e que hoje pode ser encontrado em praticamente todo o nosso país.

Plantação de chás, no meio o broto em evidência. Foto: Wikipedia

Origem
O Chá Branco surgiu na China e foi um dos primeiros chás a ser produzido, assim como o chá verde seco ao sol (Há toda uma discussão a respeito de quando um ou outro chá surgiu, e por isso deixarei o mérito da questão para uma próxima oportunidade). Seu terroir é a província de Fujian, em três lugares distintos, Funding, Jianyang e Zhenghe. A importância do lugar no cultivo do chá é a garantia do seu sabor, estilo e tradição, aspecto muito semelhante ao dos vinhos. O Chá Branco desenvolvido em Fujian descende de árvores nativas dessas localidades ( 95% da variedade Da Hao) e somente esses cultivares, derivados da Camellia sinensis var. sinensis, são capazes de, após o seu processamento, revelar a delicada penugem branca que dá o nome ao chá.

Colheita
Originalmente, o Chá Branco era produzido somente com os brotos da planta do chá, sem nenhuma folha, colhidos durante duas semanas no início da Primavera - quando o tempo é favorável e os brotos ainda não se transformaram em folhas adultas.

Processo
Após a colheita, o Chá Branco é seco à sombra durante alguns dias, até semanas, garantindo-lhe a sua característica coloração branca/prateada e a leve oxidação que os Chás Brancos possuem. Apesar de parecer uma operação simples, o Mestre de Chás ou o produtor, tem de ficar atento ao andamento da secagem pois as chuvas e humidade influenciam no resultado final. As folhas ainda podem ganhar formato em um processo manual, antes de serem embaladas.

Características de sabor e coloração
O Chá Branco possui, geralmente, um sabor muito sutil e adocicado, com notas florais, bem delicado, lembrando muitas vezes frutas como melão e pêssego, sem adstringência. A cor final do seu liquor muda para cada tipo de Chá Branco (pode variar de uma coloração clara até a tonalidade de malte).

Tipos de Chá Branco
A popularização do Chá Branco também deve-se ao novo estilo de preparo do mesmo, inovação trazida pelas gerações de produtores de chás. O que antes era um chá que possuía somente os brotos da Camellia sinensis, agora tem adicionado suas primeiras (e até segundas) folhas da planta. Assim, podemos dividir o Chá Branco em dois tipos, o Tradicional e o Moderno.

Chá Branco - Silver needle by Yuri Hayashi, on Flickr
Chá Branco Tradicional: Silver Needle (o Branco mais tradicional, somente os brotos da planta)

- Chá Branco Tradicional
No modo tradicional o chá é preparado somente com os brotos da Camellia sinensis, sem nenhuma folha, colhidos e selecionados no período da Primavera. O resultado é o chá Bai Hao Yin Zhen, ou, em inglês, o nosso conhecido Silver Needle (Agulha Prateada), que possui um alto preço no mercado, justificado pela pureza do material selecionado. 
 
- Chá Branco Moderno
No método moderno é feita uma mistura de brotos com folhas e até mesmo somente o uso das folhas, sem os brotos, vindos da mesma variedade de planta do Silver Needle. Ele passa por praticamente os mesmos processos do Chá Branco Tradicional adicionado de um último, onde as folhas são “assadas”. O resultado é um chá com mais corpo, em cor e sabor, ainda com alguma delicadeza do estilo Tradicional e sua própria personalidade.


Chá Branco - Bai mudan by Yuri Hayashi, on Flickr
Chá BrancoModerno: Bai Mudan (a mistura de brotos e folhas é bem evidente)


Alguns exemplos do estilo Moderno é o famoso Bai Mudan/ Pai Mu Tan (White Peony ou Peônia Branca), Gong Mei (Tribute Eyebrow ou Sobrancelha de Tributo) e o Shou Mei (Long Life Eyebrow ou Sobrancelha da Vida Longa). O chá estilo Bai Mudan é feito com o broto da planta adicionado da sua primeira folha. Já o Gong Mei e Shou Mei são feitos somente com as folhas das plantas, e o termo Sobrancelha faz referência ao seu formato após o processamento.

Chá Branco - Shou mei by Yuri Hayashi, on Flickr
Chá Branco Moderno: Shou Mei (reparem como as folhas possuem a penugem caracterísitca do chá)

Produção de Chá Branco pelo Mundo
Com os tempos modernos, a fabricação do Chá Branco não pertence mais exclusivamente à Província de Fujian, na China. Outros lugares, na própria China, assim como a Índia e o Sul da Ásia estão fabricando suas próprias variedades que já podem ser encontradas no mercado. A mudança de terroir influencia no sabor final do chá, mesmo ele sendo remetido ao processo de fabricação no método original.

Gosto muito do Silver Needle e do processo Tradicional, confesso que possuía até um certo receio com os chás feitos no estilo Moderno, mas hoje percebo que existe espaço para eles já que trazem uma popularização do Chá Branco no mercado, assim como um novo sabor a ser experimentado.

Depois de tantas explicações, só resta degustarmos todos os tipos de Chá Branco para descobrirmos os nossos favoritos (e não esqueça de vir me contar depois)!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. O chá branco é o meu preferido, adoro, adoro! Não só por ser especial, mas porque tem um gosto de outro mundo. Só tenho pena de ser tão complicado em centros comerciais, encontrar só e apenas chá branco. A lipton tem chá branco, mas com pétalas de rosa o que esconde um bocado o sabor do chá branco.
    Este blog é um verdadeiro paraíso. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi, "M. Sunshine"!

    Fiquei feliz de saber que existem mais fãs do chá branco por aqui! E se ajudar alguma coisa, você pode tentar comprar os chás online mesmo, temos boas opções no mercado da internet!
    E muito obrigada por me visitar e por seu comentário tão gentil!

    Beijos!
    Yuri

    ResponderExcluir
  3. M. Sunshine, gostaria de saber qual é uma boa marca de chá branco e onde posso comprá-lo aqui no Rio de Janeiro ou pela internet?

    Obrigado,

    Mario

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber qual a diferença do chá branco com chá mate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A principal é que chá branco é um chá e o mate é uma infusão. Por favor leia os meus artigos sobre chá gourmet para mais informações. Abraços!

      Excluir

INSTAGRAM @chaarteevida

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Receba as atualizações por email

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.