O Bolo Mármore tem origem tradicionalmente alemã (era feito com especiarias e melado) e quando chegou à América, a sua porção escura logo foi substituída pelo chocolate! Achei uma receita que se diz uma versão romena do bolo, adaptei novamente ao meu gosto e prometo que se você respeitar as proporções dos ingredientes é um bolo extremamente fofo, uma delícia! E, para ir um pouco mais além das adaptações, fiz uma versão com chá verde que ficou na medida! Espero que gostem:
Bolo Mármore Tradicional
Bolo Mármore do Chá, Arte e Vida!
Ingredientes:
- 3 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- raspas da casca de meia laranja
- 2 colheres de chá de essência de baunilha
- 1 xícara de leite
- 1 xícara de óleo vegetal
- 2 xícaras de farinha
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 3 colheres de sopa de cacau em pó
Preparação:
Em uma tigela misture os ingredientes secos: a farinha, fermento e sal. Reserve.
Em outro recipiente misture bem os ovos, açúcar, as raspas da laranja e baunilha. Adicione o leite e o óleo. Coloque aos poucos a parte seca à esta mistura.
Separe uma parte da massa e adicione o cacau em pó.
Jogue a massa branca e a com cacau em uma forma média e asse em forno baixo (180°C - 200°C), pré-aquecido, por 50 minutos ou até que um palito espetado na massa saia limpo.
Bolo Mármore de Chá Verde com cobertura
Bolo Mármore de Chá Verde do Chá, Arte e Vida!
Siga a receita acima e substitua o chocolate em pó por 1 colher e meia de chá de matcha (chá verde em pó) e coloque metade da quantidade das raspas de laranja. E voilà! Um delicioso bolo para se tomar no chá da tarde (vou ser redundante, mas com um chá verde fica muito bom!).
Bolo Mármore de Chá Verde
recomendo!!! ainda não fiz em casa, mas fui a felizarda em experimentar este exemplar verdinho...incrível! essa minha amiga cozinha muuuito! saudade...
ResponderExcluirHehehe... pode voltar que já tem outro bolo em teste agora! :-D
ExcluirBeijos!!!!
Yuri
Ainda não experimentei matcha. Sou louco pra fazer receitas que fiquem com essa cor incrível. Em breve comprarei.
ResponderExcluirEderson, vale muito a pena! Você verá uma infinidade de coisas em que se pode aplicar o matcha na culinária! Vai adorar, tenho certeza!
ExcluirBeijos!
Yuri