Eu tive uma experiência muito marcante com morangos quando morei um tempo nos Estados Unidos. Não importava a época, sempre encontrava aqueles morangos gigantes no mercado. Bonitos, sem doenças ou machucados pareciam deliciosos, porém... eram apenas aguados. Um total reflexo da cultura alimentar deles (que infelizmente estamos quase chegando lá), algo grande para preencher o estômago, mas sem qualidade.
Pé de morango daqui de casa
Aqui no Brasil, quando mudei para o interior tentei encontrar o morango mais saboroso possível para plantar e eu cheguei na espécie Fraises des Bois, também conhecido como Morango dos Alpes ou Morango Silvestre (não confundir com aquele que parece uma framboesa e dá no meio do mato). Seu cultivo é parecido com as outras espécies que existem no nosso mercado, requer cuidados com frio, seus frutos propagam mais no calor mas mantêm uma média de morangos continuamente. A diferença e aí você poderá ver na foto, é que seu fruto é bem pequeno, um concentrado de sabor e fragrância, além de ser super delicado e de rápida deterioração após a colheita.
Morangos da variedade Fraises des Bois. Fresco (esquerda) e seco (direita)
Colhi meus pequenos e preciosos frutos, sequei no balcão de casa por algumas semanas e fiz a infusão. Surpreendentemente seu sabor era doce, lembrança de caramelo, aquele perfume de fruta vermelha, um levíssimo azedo ao fim, nada comparado aos morangos convencionais de mercado. O melado que vem no primeiro gole é marcante, uma fruta muito aromática em um liquor amarelo claríssimo.
Infusão de morango
Dos seus benefícios, um eu tenho certeza: é diurético (corri para o banheiro depois de tomar a infusão)! Também já ouvi falar sobre a infusão das folhas do morango que contém mais propriedades (e deixo aí para quem quiser pesquisar pela internet).
Este experimento de infusão teve uma finalidade muito nobre para minha xícara: revelar o verdadeiro sabor de uma boa infusão de morango e ter referência quando tomar outros chás industrializados do mesmo sabor - é muito frustrante aquele cheiro artificial de frutas (geralmente lembrando gelatina) impregnando meus bules. O real sabor de um morango em uma infusão é muito mais fresco e aparente do que aquele azedo adstringente (alguns deixam sabores residuais metálicos na boca) que a maioria dos "chás" de morango traz. Você pode fazer um experimento em casa utilizando morangos bem maduros para uma infusão. É só ferver o fruto (lave bem e corte ao meio) por alguns minutos e depois beba o seu líquido. Mais natural que isso, impossível!
Informações bem completas da espécie Fraises des Bois (em inglês): http://fraisesdesbois.com/
Hummm! Que delícia, Yuri! Infusão de morango sem cor e sabor de hibisco.. preciso experimentar. :)
ResponderExcluirAhahhahah!!! Perfeito seu comentário, Márcia!!! Mas o pior é que é bem isso mesmo. Até a cor é menos chocante.
ExcluirBeijão!
Yuri
Eu já experimentei o moranguinho. Parece que foi numa geleia onde você adicionou alguns, não foi isso? Faz algum tempo, e lembro que o sabor era realmente incrível e marcante! Imagino o chá, quer dizer infusão! Adoro aprender sobre os chás com vc, não tem como não se apaixonar.
ResponderExcluirObrigada, amiga!!! Em breve tomaremos aquele chá juntas! :-D
ExcluirBeijos!!!
Yuri
Pois é, repito a Márcia: infusão de morango sem sabor inapropriado de hibisco deve ser uma maravilha (embora eu não seja muito de frutas vermelhas...).
ResponderExcluirEm breve faremos um abaixo assinado para as empresas de chás em prol do sabor apurado! :-)
ExcluirValeu a visita, Ederson!
Beijos,
Yuri