Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

06/05/2013

Bibliografia sobre Chás Gourmet

Tenho indicado alguns livros sobre chás gourmet para o pessoal que tem entrado em contato comigo e por isso resolvi fazer uma pequena lista do que vi e achei válido de leitura básica até então. Hoje em dia existem várias publicações sobre a cultura do chá (lá fora) e incentivo muito esta leitura pois, apesar de muitos livros colocarem os mesmos assuntos em questão, sempre há algo novo ou diferente em cada versão.

Chá, Rituais e Benefícios
Por Christine Dattner, Editora Senac.
Não possuo o livro mas dei uma olhada em uma livraria, pareceu bem interessante, tratando de forma geral sobre os chás. É uma boa introdução para quem quer saber um pouco mais do assunto, sendo de fácil aquisição já que está em português, traduzido pelo Senac.







O Livro do Chá
Por Francis Rohmer. Editora Ground.
Apesar de ser um livro antigo (a minha edição é de 1986), ele trata do chá de forma respeitosa para a época, onde deveria haver pouco interesse neste assunto. Está totalmente em português, fala do mercado nacional no seu tempo e traz uma listagem de infusões populares utilizadas no Brasil. É um livro no mínimo interessante e eu indicaria para se ter na estante. O seu custo benefício ajuda nesta indicação uma vez que é facilmente encontrado em sebos.





The New Tea Companion
Por Jane Pettigrew e Bruce Richardson. Editora The National Trust.
Os autores são bem conhecidos no mundo dos chás, sendo Jane Pettigrew uma verdadeira autoridade sobre chás na Inglaterra, tendo inúmeras publicações a respeito. Tenho a edição anterior a esta da imagem ao lado e deduzo que esta esteja atualizada, com muito mais informações do que a que eu possuo. O livro  foca a parte histórica do chá pelo mundo, incluindo os tipos de chá em diferentes países. Todo em inglês.







Tea, Aromas and Flavors Around the World
Por Lydia Gautier. Editora Chronicle Books.
Este interessante livro foi o primeiro que comprei quando comecei a pesquisar sobre chás gourmet. Apesar de não ser tão fácil de absorver sua leitura, foi muito útil quando já estava mais inteirada sobre o assunto. Além de trazer a tradicional parte histórica do chá, ele vai além, ajuda a entender a sua degustação, comparando-a com a do vinho. É recheado de fotos lindíssimas e é, para mim, um dos melhores livros na área. Todo em inglês.





The Story of Tea
Por Mary Lou Heiss e Robert J. Heiss. Editora Ten Speed Press.
Este livro foi escrito pelos Heiss para ser a bíblia dos chás. Sinto que eles quiseram abraçar muitas coisas em um único livro e o tranformaram em uma leitura pesada, um tanto cansativa e a organização do livro é confusa, é fato - assuntos vão e voltam dependendo do capítulo. É sim um livro com muitas informações, um dos maiores que existe no mundo dos chás, porém possui alguns dados conflitantes com o de outras fontes por isso é bom ter uma boa base para ler este livro e saber retirar apenas a parte boa do seu conteúdo. Todo em inglês.


Manual del Sommelier de Té
Por Victoria Bisogno e Jane PettigrewEditora Del Nuevo Extremo.
Tive a chance de ler o livro (obrigada, Si!) e me surpreendi com seu conteúdo. Ele é completo para quem quer se especializar no mundo dos chás. Aborda desde as plantações, lugares, tipos de chá, além de muitas outras informações importantes, explicadas de forma clara e correta. Um dos melhores livros no ramo, respeitando o seu título, feito para quem está procurando o caminho de Sommelier de Chás. Esta publicação é um projeto do El Club Del Té, escola argentina de chás, que tem como diretora a inglesa Jane Pettigrew. O livro é bilíngue, espanhol e inglês.



Viagem ao Mundo do Chá
Por Ina Gracindo, Editora Casa da Palavra.
Ao ajustar as expectativas, este livro não irá decepcionar. Ele foca no mundo dos chás de forma cultural, contando histórias de diversos países que possuem alguma ligação com o chá. Ele é um livro mais histórico do que específico de chás gourmet (não possui ilustrações no geral), apesar de dar algumas pinceladas sobre o assunto de forma aleatória, tendo aquele problema de empregar os termos fermentação e oxidação de forma confusa durante a leitura. Livro nacional, todo em português.







* É necessário lembrar que alguns livros ainda trazem as seguintes convenções que nos dias de hoje, em geral, não são mais utilizadas: chamar infusão de chá (chá é apenas da planta Camellia sinensis, "chá" de outras plantas, ervas, etc. chama-se de infusão); chamar o processo pelo qual o chá passa em sua fabricação de fermentação (o termo correto é oxidação sendo os Chás Escuros - como o Pu'er - os únicos que realmente possuem fermentação em sua fabricação. Entenda melhor lendo este artigo). Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Tenho o primeiro, "Chá, rituais e benefícios". É um livro bem fácil de ler e compreender, explica o básico inicial do mundo dos chás e o cultivo, tipo de chás e rituais em cada país. Além disso, possui belas fotos. :)
    Tenho também o Guide to Tea, do Harney (Harney & Sons) que é excelente para quem está degustando diversos tipos, além de contar um pouco sobre a produção de cada tipo de chá, fala do preparo adequado para cada tipo e destaca os principais aromas, sabores e notas. Esse é todo em inglês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, obrigada pelas suas dicas! Vou tentar achar do Guide to Tea, pareceu bem bacana! :-)
      Beijão!!!
      Yuri

      Excluir
  2. Oi, Yuri
    Que bom que você resolveu dividir suas receitas e chás, suas escolhas e ideias sobre a vida conosco! Seus
    textos "pausam" e harmonizam momentos, às vezes, bem atribulados do dia a dia. Obrigada pelas dicas sobre
    livros. Estava mesmo precisando disso para continuar meu aprendizado. Que você e o Cláudio continuem a fazer
    a diferença por aí e por aqui...
    Beijos, Aline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Você novamente por aqui com suas gentis palavras, muito obrigada!
      Livros, na maioria das vezes, valem muito a pena! Espero que encontre o que procura neles (mas se não encontrar, pode perguntar! :-)).
      Mais uma vez muito obrigado nosso!
      Beijos!
      Yuri

      Excluir
  3. Olá, comprei na semana passada o livro Nas Folhas do Chá, a história da amizade de duas meninas, uma brasileira e outra chinesa. A primeira está em busca de um chá pra curar sua avó... livro fininho, facinho de ler.. muito bom.. eu adorei
    Beijo,
    Andréa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andréa!
      Que legal o contexto da história, vou procurar para mim. Obrigada pela dica!
      Beijão!
      Yuri

      Excluir

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.