De muitas combinações que já vi por aí cuja finalidade é a harmonização com o chá, deparei-me com a do cachimbo. No meio das minhas corriqueiras cachimbadas veio aquele estalo de que era possível tal idéia e desde então venho pesquisado a respeito (e experimentado também!).
Harmonização de chá e cachimbo
O cachimbo no geral utiliza um fumo bem perfumado, tendo uma estrutura com muitas notas aromáticas - seu cheiro costuma agradar até aos que não fumam. Ainda sentarei com calma para falar melhor deste prazeiroso hobby, mas por hora deixo este trecho do livro História do Cachimbo, Edição CIBA, de 1970:
"O homem tem cinco sentidos. O fumante inteligente precisa de todos os cinco para fruir plenamente de um cachimbo:
o paladar - porque ele saboreia a fumaça do tabaco na língua;
o olfato - porque ele aspira o perfume pelo nariz;
a visão - porque o cachimbo e as tênues nuvens de fumaça encantam os olhos;
o tato - porque é gostoso envolver o cachimbo com a mão e apalpar o fornilho;
a audição - porque o suave crepitar da brasa é música para o ouvido do fumante."
Fumo Borkum Riff Black Cavendish e Chá Earl Grey da Ahmad Tea
Utilizei nesta harmonização um fumo considerado básico, o Black Cavendish da Borkum Riff, de intensidade suave, composto por um blend de diferentes tipos de tabacos aromáticos, que me remetem um leve caramelo com nozes e frutas secas. Ele surpreendentemente casa muito bem com o chá estilo inglês Earl Grey (nesta ocasião utilizei o da marca Ahmad Tea, encontrado na Chá&Cia). O cítrico do chá casa suas notas com as do cachimbo e ajuda a limpar o paladar. Só devo ressaltar que um liquor feito de forma mais suave é aconselhado devido à adstringência do chá preto que casado com o fumo do cachimbo, podem resultar em uma língua bem seca. No mais, é uma parceria muito agradável para os momentos de reflexão.
Espero escrever mais do mesmo em breve, até lá!
Nossa!
ResponderExcluirAntes de mais nada, parabéns pelo maravilhoso trabalho neste blog!
Cheguei aqui através de uma postagem na Ordem do Cachimbo, no facebook.
Digo que estou maravilhado depois de ler inúmeros de seus textos, extremamente claros com toques de história e cultura, sem perder o ar sinestésico que sinto falta em leituras do gênero.
Queria não ter mais nada o que fazer hoje e poder continuar lendo...
Por favor continue, pois prometo que ao menos um leitor já está garantido.
Oi, Daniel!
ExcluirMuito obrigada pelo seu retorno em relação ao meu trabalho. Com certeza motiva muito continuar meus estudos e publicações sabendo que terei um fiel leitor!
Mais uma vez agradeço sua mensagem e lhe desejo bons chás e cachimbadas!
Abraços!
Yuri