Depois de uma certa pesquisa, marquei no mapa abaixo todos os países que possuem produção de chá em território nacional.
Devemos lembrar que apesar do território de um país ser extenso, a produção de chá pode ser ínfima, como acontece no Brasil (há plantação apenas em Registro, SP), nos Estados Unidos (apenas na Carolina do Sul), Rússia (apenas em Sochi), etc.
O interessante desta história toda é que sempre onde há uma plantação de chá, há uma interessante história por detrás. E tendo os países marcados, aos poucos, escreverei mais a respeito. Já falamos da plantação na Rússia e do chá do Brasil, mas não podemos esquecer que na sua origem, a China, a história é praticamente infinita por tamanha tradição.
Outro dado importante a se notar é que os maiores produtores de chá também nem sempre possuem grandes extensões de terra, mas se desenvolveram tecnologicamente para tal finalidade. Os últimos dados das primeiras posições do mercado produtor de chás está assim, em ordem de maior - menor produtor: China, India, Quênia, Sri Lanka, Turquia, Vietnam, Irã, Indonesia, Argentina, Japão (posições de 2012, segundo o Wikipedia). O que percebo é que de ano para ano as primeiras posições mudam acirradamente e assim o mercado vai se desenvolvendo (além do desenvolvimento da indústria também temos de contar com as intempéries do tempo que podem prejudicar a produção anual de um país).
Amei conhecer sobre o chá. Parabéns ao criador do brilhante site. muito grata, Serena
ResponderExcluir