Se a vida te der limões, faça uma limonada... mas e se a Renata me der mexericas? Faço um liquor de laranja (ok, tecnicamente mexerica não é uma laranja, mas você pode escolher o fruto nesta receita - tive de improvisar com o que ganhei)!
Mexericas e cachaça
Liquor de Laranja do Chá, Arte e Vida!
Ingredientes:
- 4 mexericas ou laranjas
- 3 xícaras de cachaça branca
- 3 cravos
- 3 cardamomos
- 1 1/2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de água
- 1 xícara de água
Raspando a casca da mexerica
Preparo:
Raspe a casca das 4 laranjas ou mexericas e adicione a cachaça. Reserve em recipiente hermeticamente fechado por 20 dias (o líquido irá escurecer, é normal).
No dia 21 adicione o cravo e cardamomo e deixe descansar. No dia seguinte prepare uma calda com o açúcar e água, levando em panela de fundo grosso, fogo baixo, até atingir 105ºC. Deixe esfriar e reserve.
Prepare o coador de café com filtro de papel e passe a mistura da cachaça até obter um líquido límpido. Adicione a calda de açúcar e misture bem. Deixe descansar por um dia e sirva!
Mistura de casca e cachaça antes dos descanso.
O liquor é um verdadeiro concentrado da fruta, viscoso como deve ser e adocicado - as especiarias dão apenas um reforço no perfume, arredondam tanta citricidade. Pode ser bebido puro para aqueles que gostam de um digestivo (gelado é melhor ainda!) ou utilizado em receitas (mais o meu caso).
Liquor pronto! Líquido dourado em garrafa reutilizada pela sua beleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário