Retomando um pouco as receitas que levam chá como ingrediente em sua composição, fiz há algum tempo este bolo que ficou simplesmente sublime, assim como o blend que utilizei, o "Neve de Fujian" da Talchá.
Bolo "Neve de Fujian"
O Blend Neve de Fujian da Talchá é composto por chá branco, manga e maçã e resulta em um chá leve, adocicado e agradável ao paladar. Na mistura da massa ele fica muito bem integrado, trazendo mais sabor ao bolo, com um toque perfumado que só quem fez a receita poderá revelar o segredo.
Bolo "Neve de Fujian" do Chá, Arte e vida!
Esta receita consiste em uma massa esponja sem fermento químico (você precisa de uma batedeira e termômetro para facilitar o preparo), recheio simples de fruta e cobertura com um creme fino rápido.
---
MASSA
Ingredientes:
- 41g manteiga derretida
- 5 colheres de chá do blend Neve de Fujian da Talchá
- 281g de ovos (5 ovos e meio)
- 187g de açúcar
- 1 pitadinha de sal
- 187g farinha
Coando o blend da manteiga, esta última absorve facilmente todos os sabores!
Preparo:
Antes de preparar a massa, adiante a mistura da manteiga: derreta a manteiga até atingir 80°C e adicione o chá. Retire do fogo, cubra e deixe descansar por meia hora antes de coar. Caso a manteiga endureça, antes do uso na massa, aqueça levemente até ficar líquida novamente.
Para preparar a massa, misture os ovos, açúcar e sal em uma tigela grande e leve em banho-maria. Continue misturando e quando a mistura atingir 43°C, retire do fogo e leve imediatamente à batedeira. Bata até ficar em ponto de fita (15 minutos aproximadamente).
Peneire a farinha e separe em 3 partes. Adicione cada parte da farinha à massa de ovo, de forma cuidadosa, misturando de baixo para cima e raspando as laterais da tigela, bem delicadamente para não tirar o ar da mistura. Dissolva bem cada parte de farinha antes de adicionar a próxima.
Ao fim, despeje a manteiga derretida na massa e misture apenas o necessário para incorporá-la.
Leve ao forno pré-aquecido em 180°C, em forma untada, o mais rápido possível para que a massa não murche (lembre-se que não há fermento químico), por 40 minutos ou até que a superfície fique de coloração marrom e ao tocar, ela afunde e volte rapidamente.
Bolo assado. Notem a coloração do marrom - ele tem que estar bem escuro senão ficará cru e a esponja murchará ao esfriar
---
RECHEIO E COBERTURA
Ingredientes:
- 1 lata de pêssego em calda, com a fruta cortada à gosto
- 1/2 xícara de açúcar
- 4 colheres de chá de farinha
- 1 pitada de sal
- 1 ovo
- 3/4 de xícara da calda do pêssego
- 1 colher de chá de manteiga
Preparo:
Em uma tigela misture bem o açúcar, farinha, sal, a calda e o ovo. Leve em banho-maria, misturando, até que engrosse. Retire do fogo, adicione a manteiga e mexa até que ela dissolva, deixe esfriar.
---
MONTAGEM
Vire o bolo de ponta-cabeça e corte-o ao meio em sua altura (existem ferramentas de confeitaria que ajudam na precisão do corte, senão utilize uma faca bem afiada e comece cortado as bordas até que o corte se encontre no meio). Coloque os pêssegos cortados com um pouco do creme em cima de uma das metades do bolo e em seguida coloque a outra metade em cima. Adicione mais pedaços de pêssego e creme em cima do bolo montado e despeje o restante do creme ao redor do bolo (é um creme fino, bom para molhar o bolo, e este sendo um esponja, vai sugar com facilidade o líquido, ficando mais incrível ainda! - e por isto também ele deve ser mantido em geladeira e consumido rápido).
---
Não esqueça de comer este bolo tomando um chazinho, não necessariamente o mesmo da massa, para uma harmonização ainda maior! Você também pode jogar um creme extra por cima da fatia servida só para dar aquele quê a mais da fruta.
Bolo pronto!
De resto, só posso desejar um ótimo chá da tarde e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário