O blend Tendre Rosée da Damman Frères, vendido pela Le Thé, é uma mistura de chá verde com pétalas de flores e aromas de frutas. Ele resulta em uma infusão de sabor muito delicado, com um floral que me lembra violetas. Achei que seria perfeito para fazer as levíssimas madeleines e eis que venho compartilhar a receita.
Se quiser conhecer outras maneiras de utilizar o chá como ingrediente de cozinha, veja este artigo!
Se quiser conhecer outras maneiras de utilizar o chá como ingrediente de cozinha, veja este artigo!
Madeleine de Tendre Rosée da Damman Frères
Ingredientes:
2/3 de xícara de farinha
3/4 de colher de chá de fermento
pitada de sal
1/2 xícara de açúcar
2 ovos
60 gramas de manteiga sem sal derretida
8 gramas do chá Tendre Rosée - Damman Frères da Le Thé
Horas antes de fazer as Madeleines, derreta a manteiga até a temperatura de 80ºC e adicione o chá. Misture, cubra e deixe descansar por, no mínimo, 4 horas. Depois esquente levemente até que a manteiga derreta novamente, coe com peneira fina, pressionando bem o chá para soltar toda a gordura e reserve.
Coando o chá após sua infusão na manteiga
A manteiga com a cor e aroma do chá Tendre Rosée
Em uma tigela misture a farinha, fermento, sal e reserve.
Na batedeira, misture os ovos e o açúcar até que fiquem em ponto de fita (massa clara, grossa, que ao cair faz movimentos de fita), adicione a farinha e misture delicadamente à mão. Por fim adicione a manteiga de chá e misture até que todos os ingredientes estejam incorporados.
Descanse a massa coberta com filme plástico (encostando em sua superfície) na geladeira por pelo menos uma hora. A seguir, distribua a massa nas formas e asse em fogo médio (180ºC), preaquecido, por 10 minutos ou até que dourem. Espere esfriar, desenforme, se desejar polvilhe açúcar de confeiteiro por cima e sirva!
Minhas madeleines foram à mesa com um pouco de geléia de pêssego que acrescentou um toque úmido e frutado na massa leve e perfumada do bolinho, além de dar um adocidado a mais - este chá ficou fantástico na massa pois seus aromas são muito presentes mesmo depois de assado. Ficaram ótimas harmonizadas com chá verde ou preto puro.
Bon appétit!

Olá. Bonito registro fotográfico, instigando a fazer a receita. Uma dúvida: esse tempo de "infusão" na manteiga pode ser adotado como regra para qualquer tipo de chá? Ou há variação do tempo a depender do tipo de chá? :)
ResponderExcluirEric, é para todos os tipos de chás e infusões!
ExcluirSaudações!
Yuri