Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

09/06/2010

O que é chá gourmet? - Preparação

Continuando da matéria sobre "O que é chá gourmet - Definição", chegamos ao momento em que falaremos sobre a preparação de um chá gourmet. O chá nos dá a liberdade em seu último estágio antes de ser degustado, a sua preparação.



Sempre aconselho às pessoas a seguirem as recomendações do fabricante pois tenho certeza que eles pesquisaram muito e sabem a forma ideal para o preparo do seu chá. Mas a liberdade poética também se aplica ao chá gourmet: Após algum tempo, quando já se conhece o sabor do chá, as pessoas tendem a personalizá-lo. Tanto no tempo de infusão, quantidade de chá por xícara, quanto na adição de ingredientes externos. Entenda que, lembrando a comparação a vinhos e cervejas, é impensável que você adicione, por exemplo, mel em um chá Darjeeling se você deseja degustar o chá. É como adicionar mel à um vinho branco - descaracteriza todo o sabor original. Mas o que é então essa coisa (tão comum, diga-se de passagem), que faz todo mundo querer personalizar o seu sabor?

Alguns leitores me perguntaram sobre esse impasse de adicionar outros ingredientes ao chá, como o açúcar, assim como a dúvida de como ficam suas harmonizações. Para responder este recorrente questionamento, vamos adentrar no que eu chamo de Cultura do Chá. Entendendo que a definição de o que é um chá gourmet tenha ficado clara (a alta qualidade, preparação adequada, apresentação - sempre em folhas soltas-, etc.), vamos abordar este outro tema que corre em paralelo. Para mim, o chá gourmet é um item que pertence à Cultura do Chá, tanto quanto a sua personalização (com açúcar, mel, limão, leite, etc.), os chás em sachês, os chás engarrafados, as comidas feitas com chá, os chás gelados, etc. Não gosto de discriminar nada que pertença a esta Cultura pois aprecio a totalidade da sua força. É só não misturarmos um item com o outro que conseguiremos entender em suas individualidades, as vantagens e desvantagens de cada um. Um bom exemplo disto são os dias de frio em que eu acordo com aquela vontade de tomar um Earl Grey ao estilo inglês (com leite e açúcar - reduz seu aroma mas acrescenta corpo ao líquido e no inverno eu acho uma delícia). Enquanto existem dias em que eu simplesmente quero o seu sabor por completo, focando em suas qualidades originais - um verdadeiro chá gourmet, reservando tempo para todo o seu ritual de preparo, e por aí vai. Do jeito que você apreciar o seu chá, é o que interessa, mas sempre tente conhecê-lo puro para depois, caso necessário, alterá-lo ao seu gosto ou variá-lo conforme ocasião. Isto vai lhe abrir as portas para o refinamento do paladar, pois uma alteração consciente no sabor é muito diferente do que a adição impensada de uma colher de açúcar  em todos os chás pelo simples costume, sem se deixar conhecer os novos sabores.

Este blog, em sua verdade, trata da Cultura do Chá em geral e não somente de chás gourmet, pois tenho muito interesse nos seus produtos derivados. Em breve darei dicas de degustação e harmonização, já peço desculpas pela lerdeza desta que vos escreve mas este assunto foi um pouco complexo de se colocar em palavras. Gostaria de ressaltar que tudo o que escrevi vem da minha experiência própria, adicionada ao que vejo e leio no mundo dos chás - adoro pesquisar sobre o assunto. Bom, mas vamos dar um tempo na falação e partir para a prática que é muito mais prazerosa! Bom chazinho da tarde para vocês!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Yuri, obrigado pela atenção,

    Você tem toda razão ao recomendar que primeiro experimentemos o chá "straight", para depois pensar se seria o caso de adicionar algo.

    Estive bebendo alguns daqueles "zingers" da Celestial Seasoning e os achei demais de azedos. Uma colher de açúcar, para mim, deixou tudo mais equilibrado.

    Já a infusão de menta da mesma marca, ficou bom puro.

    Algo que estou reparando é que o tempo de infusão é bastante determinante no sabor. O chá verde fica péssimo se passar do ponto! O mesmo com o mate (não torrado)

    É sempre um grande prazer visitar o blog (que, de fato, conhecia desde o endereço antigo!)

    Tudo de bom,

    Tiago.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tiago!

    Espero que tenha te ajudado! E obrigada pela pergunta, me ajudou a deixar as coisas mais claras para todos! Sempre que precisar tirar dúvidas, fique à vontade, e quando tiver sugestões de chá, também serão bem-vindas.

    E continue experimentando todos os sabores que com certeza você está indo pelo bom caminho!

    Muito obrgiada pela sua visita fiel!

    Abração!
    Yuri

    ResponderExcluir
  3. Olá Yuri,

    Adorei seu blog, alias... ultimamente eu e a minha equipe de TCC estamos cada vez mais conhecendo sobre o mundo do chá, nosso tema do TCC é sobre o Chá Gourmet, quando escolhemos não sabiamos que iriamos adorar tanto o assunto...
    aproveito também para lhe pedir sua ajuda para responder nossa pesquisa, todos os respondentes irão concorrer a uma xícara personalizada. A pesquisa dura em média 5 minutinhos.
    https://pucpr.us2.qualtrics.com/SE/?SID=SV_5AnRSZwpOPDyIux

    Agradeço sua colaboração e mais uma vez parabéns ao blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Caryne!

      Obrigada pela visita e sua mensagem! Fico feliz que estejam se empenhando no TCC. Será que você é amiga da Francielle que também está fazendo o TCC de chás?
      Assim que conseguir sentar no computador com calma eu prometo passar pela sua pesquisa. Boa sorte no projeto todo!

      Abraços,
      Yuri

      Excluir

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.