Ahá! Voltei com a receita definitiva da minha geléia. Como promessa é dívida, vim revelar o ingrediente inusitado que utilizei na minha receita.
Sempre preferi geléias sem muito açúcar e com o gosto da fruta em evidência, e por isso comecei toda a minha pesquisa da receita ideal. A maioria das geléias utiliza algum tipo de espessante, como a pectina, que é extraída na forma natural, mais comumente, através da casca da maçã, ou é vendido pronta, às vezes com açúcar, para este fim. Como adicionar pectina através da maçã interferiria no gosto da fruta principal e utilizar a pectina industrializada está fora de cogitação, busquei outra alternativa. E eis que cheguei no kanten. Para quem não conhece, kanten ou agar-agar é uma alga japonesa gelificante, usada amplamente na "Terra do Sol Nascente". O melhor de tudo, é 100% natural, e foi a melhor escolha para a minha receita como vocês podem ver nas fotos.
A vantagem de utilizar o kanten para fazer a geléia é que você cozinha menos as frutas e elas se se apresentam visualmente em seu aspecto original, assim como no sabor, já que utilizo metade do açúcar de uma receita tradicional.
Geléia de Frutas do Chá, Arte e Vida!
- Escolha a fruta com a qual deseja fazer a geléia, adicione metade do seu peso em açúcar e ferva durante 10 minutos (Se a fruta não possuir água própria, adicionar o suficiente para a fervura). Adicione o kanten (a proporção é de 1/2 colher de chá para cada 400gr de fruta, incluindo a água) e ferva por mais 1-2 minutos. Condicione em potes esterilizados (ferva os potes por 10 minutos e as tampas por 5 minutos, no mínimo).
Dica: Se você puder deixar a fruta de molho com o açúcar antes do seu preparo, isto ajuda a fazê-la soltar seus líquidos tão desejados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário