Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

27/11/2010

Novos rebentos da nossa horta

Nos últimos tempos, temos colhido bastante coisa da nossa horta. É muito gratificante plantar, ver a muda crescer, e saber que seu resultado vai ser muito bem-vindo em nosso próprio corpo. Não tem nada mais saboroso do que colher e comer na hora, aprendi isso depois de vir para o campo.

As últimas semanas têm sido de sol forte e chuva intensa, clima típico de verão. Neste momento estamos na entressafra de muitas coisas que plantamos e já comemos, mas eu e meu marido registramos algumas fotos e só faltou publicar aqui para vocês. Vamos ver agora?


Os tomates já se foram e estavam deliciosamente doces (eram tomates italianos). Com a chuva de agora eles estão sofrendo um pouco por causa de doenças como a pinta preta e a requeima. Estes fungos se espalham através do vento e chuva, e isso é o que não falta por aqui!

Physalis...

A foto mostra a primeira Physalis da temporada. A planta está carregada, é a coisa mais linda, parece um monte de sininhos. Seu sabor me lembra a nêspera com um frescor e perfume suave (Ah sim, a fruta está escondida dentro dessa casca que lembra papel, é uma bolinha dourada, na foto dá para ver a sua sombra). O engraçado é encontrar uma bandejinha com meia dúzia delas no mercado por R$10, e eu ter comprado a muda, já produzindo, por R$1.

Brócolis...

Esse brócolis estava muito bom, com um sabor muito vivo e as folhas, macias. Ele sofreu um pouco com os pulgões-verde (e um transplante de lugar) mas agora está de volta, frequentando nossos Missôs em dias de frio!

Beringela

Também transplantamos as beringelas para outro lugar e elas estão indo muito bem. Colhemos uma ontem mas ainda não a experimentamos.

Horta

Esta era nossa antiga estufinha (na frente vocês podem ver as alfaces lisas e as rúculas). Produzimos tanta coisa, e não conseguíamos comer a tempo, que resolvemos adaptá-la ao nosso tamanho, para 2 pessoas. Assim que tiver uma foto nova, mostro para vocês.

Sei que quem mora em cidade grande tem maiores dificuldades para plantar qualquer tipo de coisa, mas um vaso com temperinhos já ajuda bastante e é fácil de se manter. Plantando 5 mudas de salsinha, daqui uns meses você as terá de sobra em sua cozinha (claro, não vale fazer um vinagrete todo dia!).

Para ajudar na inspiração de quem tem vontade de plantar em casa, assista abaixo este vídeo sobre um movimento que acontece em Nova Iorque, pessoas estão plantando em seus quintais e lajes:

 

25/11/2010

Curta: "The Taste of Tea" (O Sabor do Chá)

The Taste of Tea é um interessante curta, escrito e dirigido por Alfonso Chin X, onde o chá é usado como base para contar uma ausente relação entre mãe e filho. A história é passada na China dos anos 50, e a língua utilizada no filme é o inglês:


- Elenco:
Patrick Gallagher (Night at the Museum)
Laara Ong (Double Happiness)
Jennifer Cheung
Ed Fong

22/11/2010

Seu Luiz


O meu sogro é um admirável senhor de 74 anos de idade, que no mês passado inaugurou o seu blog. Seu Luiz, que regularmente acessa internet, descobriu no blog uma boa ferramenta para registrar não somente algumas de suas memórias de vida, mas também muitas das suas receitas e dicas. Ele adora cozinhar e sempre faz pratos muito práticos e gostosos. Fica a dica para quem cozinha todo dia ou quer aprender a cozinhar (ele explica direitinho, passo a passo):

Blog Luiz Brisighello:
http://brisighello.wordpress.com/

21/11/2010

Chá e Charuto

Já haviam me perguntado sobre uma possível harmonização entre chás e charutos e, mesmo sabendo desta prática, nunca havia tentado. Como também gosto de um charutinho nas horas vagas, não poderia deixar passar esta oportunidade: Pegamos nosso último Dona Flor e fizemos uma harmonização com o Formosa Fancy Oolong Ming Xiang da A Loja do Chá - Tee Gschwendner.

The marriage between tea and cigar by Claudio Brisighello, on Flickr

A escolha do chá foi previamente pensada pois era necessário um gosto específico para contrabalancear o forte e marcante sabor do charuto. O Formosa Fancy Oolong, além de ser um excelente chá, possui um tom madeirado e delicadas notas de frutas.  

Nesta primeira degustação com charuto, pude perceber que o chá "amaciou" o seu sabor, diluindo melhor suas nuâncias, sem tirar sua personalidade. Por outro lado senti que o chá ficou levemente mais adstringente, deixando a boca mais seca ao final da sessão.

De tudo, foi uma experiência bem prazeirosa, transformando-se em um verdadeiro ritual entre o charuto e os pequenos goles de oolong. E para quem se interessou no assunto, aproveito para deixar uma dica de blog (em inglês), que além de trazer mais informações sobre charutos e chás, mostra muitos utensílios tradicionais chineses, o The Mandarin's Tea. Também prometo postar mais do mesmo, quando tiver outra oportunidade.

19/11/2010

Geléia de Amora e Morango

Ahá! Voltei com a receita definitiva da minha geléia. Como promessa é dívida, vim revelar o ingrediente inusitado que utilizei na minha receita.

Geléia de Amora e Morango

Sempre preferi geléias sem muito açúcar e com o gosto da fruta em evidência, e por isso comecei toda a minha pesquisa da receita ideal. A maioria das geléias utiliza algum tipo de espessante, como a pectina, que é extraída na forma natural, mais comumente, através da casca da maçã, ou é vendido pronta, às vezes com açúcar, para este fim. Como adicionar pectina através da  maçã interferiria no gosto da fruta principal e utilizar a pectina industrializada está fora de cogitação, busquei outra alternativa. E eis que cheguei no kanten. Para quem não conhece, kanten ou agar-agar é uma alga japonesa gelificante, usada amplamente na "Terra do Sol Nascente". O melhor de tudo, é 100% natural, e foi a melhor escolha para a minha receita como vocês podem ver nas fotos.

A vantagem de utilizar o kanten para fazer a geléia é que você cozinha menos as frutas e elas se se apresentam visualmente em seu aspecto original, assim como no sabor, já que utilizo metade do açúcar de uma receita tradicional.

Geléia de Amora e Morango

Geléia de Frutas do Chá, Arte e Vida!

- Escolha a fruta com a qual deseja fazer a geléia, adicione metade do seu peso em açúcar e ferva durante 10 minutos (Se a fruta não possuir água própria, adicionar o suficiente para a fervura). Adicione o kanten (a proporção é de 1/2 colher de chá para cada 400gr de fruta, incluindo a água) e ferva por mais 1-2 minutos. Condicione em potes esterilizados (ferva os potes por 10 minutos e as tampas por 5 minutos, no mínimo).
Dica: Se você puder deixar a fruta de molho com o açúcar antes do seu preparo, isto ajuda a fazê-la soltar seus líquidos tão desejados.

17/11/2010

Pequenas adversidades

Chuva chegando?

Aqui já é praticamente verão. E de presente ganhamos um bom resfriado que me tirou do ar por quase duas semanas e, para ajudar, a minha internet anda com problemas (quem mora em área rural sabe o que é uma conexão via rádio, deuses...). Ou seja, é por isso que sumi um pouco daqui. Mas como ainda posso ler nos momentos de quietude, acabei achando mais informações e atualizei o meu artigo sobre a planta Camellia sinensis. A gente vive aprendendo coisas novas a todo o momento e por isso resolvi dar um upgrade no texto que havia escrito. E vai ser sempre assim, quando tiver novidades repasso à vocês. Espero logo conseguir postar mais novidades desta terra chuvosa!

09/11/2010

Mudança de email

Pessoal,

estou desativando o email do chaepoesia que estava divulgado no meu antigo blog para tentar diminuir os spams que recebo (vocês sabem, isso é um verdadeiro inferno).

Para me enviar emails a partir de agora, utilizem o link com meu nome na coluna na direita. Brigadão!

Yuri

Site e programa web: Coma-me se Puderes

Minha querida amiga Carol, que voltou do Japão há pouco tempo, chegou com tudo para matar as saudades da comida do nosso país. E não foi só isso, a idéia de visitar restaurarntes e bares, registrando seus pratos principais, virou um blog e do blog foi pro vídeo! Ficou um programa bem divertido e despretensioso,  que deixo de dica para quem também tem um "coração de gordinha":


Coma-me se Puderes com Carol Otsuka:
Blog: http://comamesepuderes.tumblr.com/
Vídeos online: Canal Coma-me na NauWeb.TV

03/11/2010

Bodas de Trigo

Hoje é meu aniversário de casamento!  E vim deixar uma pequena homenagem ao meu amor, através do maravilhoso poeta chileno, Pablo Neruda, e um dos seus  Sonetos de Amor:

Bodas de Trigo!

Soneto LXXXI

Já és minha. Repousa teu sonho em meu sonho.
Amor, dor, trabalhos, devem repousar agora.
A noite percorre sob suas rodas invisíveis
e junto a mim és pura como o âmbar adormecido.

Nenhuma mais, meu amor, dormirá com meus sonhos.
Irás, iremos juntos através das águas do tempo.
Nenhuma viajará através das sombras comigo,
somente você, sempre-viva, sempre sol, sempre lua.

Tuas mãos já abriram seus delicados punhos
e deixaram cair suaves sinais sem rumo,
seus olhos se fecharam como duas asas cinzentas,

enquanto eu sigo a água que segue e me leva:
a noite, o mundo, o vento enovelam seu destino,
e já não sou sem ti senão somente teu sonho.


- Pablo Neruda (tradução livre pelo Chá, Arte e Vida!)

A versão original é em espanhol e existe uma versão em inglês (vinda da trilha sonora do filme Il Postino), que traz os atores Andy Garcia e Julia Roberts fazendo a leitura deste poema. A trilha também inclui outros atores lendo as obras do poeta.

A versão original:


¡Viva el Amor!

02/11/2010

205 Dias - Plantando a Camellia sinensis 5

Passou um bom tempo desde a última atualização sobre as minhas Camellia sinensis e acho que vai ser algo assim a partir de agora. Isto,  simplesmente porque o ritmo de crescimento no momento é um pouco estável, com a planta somente ganhando mais folhas e altura. Transferi as mudas para vasos maiores e elas também ganharam adubo. A mudança mais significativa por hora, é que o caule, outrora verde, se tornou um verdadeiro tronquinho, com coloração marrom e tudo mais!

Para facilitar a visualização dos estágios de crescimento das minhas plantas, adicionei um menu na lateral direita. Enjoy!
Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.