Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

21/06/2013

Como foi o Workshop de Chás em SP

Neste último sábado, dia 15 de junho, aconteceu na capital de São Paulo o Workshop de Chás Gourmet que ministro aqui no interior do estado, em edição especial para os paulistanos. Abaixo, compartilho com vocês um pouco de como foi este dia:

Workshop de Chás Gourmet by Yuri Hayashi, on Flickr
Mesa à espera dos degustadores de chá

Com a turma lotada mais a participação super especial da amiga também blogueira de chás, Erika Kobayashi, comecei os preparativos logo cedo tentando deixar o ambiente o mais aconchegante possível para nossa experiência.

Workshop de Chás Gourmet by Yuri Hayashi
Salão quase pronto para receber os convidados

Aos poucos o pessoal foi chegando e demos início ao conteúdo teórico. A história do chá é cheia de detalhes e nos ajuda a permear a sua evolução diretamente ligada à história dos povos. Sua conexão cultural é fantástica e por isso faço questão de dar um pequeno detalhamento nesta parte. Também houve uma breve sessão de vídeos para ilustrar e nos transportar no tempo da antiga história do chá. Aproveitando a presença da Camellis sinensis em espécie (levada direto daqui de São Bento em um vaso!) pudemos falar sobre os tipos de chás existentes e seus processos de produção.

De cima para baixo: Yuri falando sobre a planta do chá ali presente, as xícaras para a degustação, 
Chá verde Long Jing da Chá Yê! antes e depois da infusão, prato com os alimentos das harmonizações, Erika Kobayashi e um bolo de Pu'er.
Fotos: Rebeca Chiarini

O próximo passo foi iniciar a degustação de chás, que todos esperavam com ansiedade. Os participantes puderam ver a qualidade das folhas soltas, a transformação destas folhas após as infusões e o liquor resultante de cada tipo de chá escolhido especialmente pela Chá Yê para o dia. Com o material didático em mãos fomos conversando sobre as sensações de paladar/olfato que cada uma das infusões nos proporcionava e fazendo notações quando necessário. Cada rodada de um novo chá causava surpresas e dúvidas ao paladar do pessoal, fazendo as conversas cada vez mais divertidas na tentativa de explicar os sabores que invadiam nossas bocas naquela agradável tarde.

O ponto alto da (agora) noite, foi a harmonização que fizemos de alimentos com chás. O cardápio incluiu macaron de chá verde com feijão azuki e yokan também de chá verde, mousse de chocolate com páprica picante e flor de sal, e sanduíche de brioche com maionese temperada, pepino e limão. Devo dizer que tudo é caseiro (menos o yokan), feito por mim e meu marido com o maior prazer para este dia!

Pessoal do Workshop. Foto: Rebeca Chiarini

O dia passou super rápido, o pessoal era de muito alto astral e saí de lá super feliz sabendo que mais pessoas estão envolvidas e interessadas na cultura do chá. Só posso agradecer enormemente aos presentes e desejar um breve reencontro para uma próxima xícara.

Não posso deixar de agradecer também à Chá Yê! por ter nos apoiado desde o início, fornecendo seus chás mais que especiais e que encantaram à todos, fazendo muitos saírem de lá com outra opinião do que é realmente um chá de qualidade.

Ao pessoal que não conseguiu participar desta turma, infelizmente ainda não tenho próximas datas na capital, mas gostaria de lembrar que ministro o mesmo Workshop aqui em São Bento do Sapucaí com horário marcado. É só entrar em contato para maiores informações.

Muito obrigada à todos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. O encontro parece ter sido ótimo, Yuri! Quanto cuidado e capricho e que turma simpática! Pena eu não ter podido participar. Quem sabe no próximo...
    Parabéns pelo sucesso.
    Beijos, Aline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Muito obrigada! E quem sabe na próxima? Tenho certeza que você iria adorar!
      Beijos!!!
      Yuri

      Excluir
  2. Que maravilha, Yuri!! Quem sabe uma hora dessas consigo te trazer pro Sul e fazer um workshop aqui em Porto Alegre! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia! Só se for na sua casa de chás linda! Heheheh....
      Quem sabe mais pra frente? Adoro sua terra!
      Beijos,
      Yuri

      Excluir
  3. Yuri querida, foi ótimo conhecê-la pessoalmente! Que novos encontros nos aproximem! beijos

    ResponderExcluir

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.