Em todos os workshops de chás que ministro, quando chega a hora de falar da produção de chá nacional é sempre triste lembrar que a plantação da Camellia sinensis vem perdendo cada vez mais espaço. O que me fez ficar duplamente feliz quando recebi o contato do pessoal da Amaya Tea que vêm fabricando o chá preto na região de Registro, no Vale do Ribeira, investindo neste mercado.
As rotas comerciais foram criadas para a troca de mercadorias entre lugares remotos há milhares de anos atrás. Junto com seu valor físico, os produtos levados também proporcionavam a troca cultural entre países, onde alguns valores perduram até hoje.
Praticamente no mesmo tempo do surgimento da famosa Rota da Seda (200 AC), existia a chamada Antiga Rota do Chá e Cavalo (Cha Ma Gu Dao, alguns também a chamam de Cha (chá) Ma (cavalo) Dao (rota) e em seus primórdios foi nomeada Shu Shang - Du Dao, referindo-se ao começo da rota na cidade de Sichuan, Shu Shang, e o seu fim na India, Du Dao). Há indícios históricos que este caminho já era utilizado muito antes deste tempo, nos idos de 2700 AC como forma de migração e comunicação dos povos antigos da região.
Ilustração que mostra a Rota do Chá. Fonte: houdeasianart.com
Quando tive a idéia de realizar o workshop para os interessados no mundo dos chás, não imaginei que seria tão gratificante conhecer tantas pessoas interessantes e entusiastas desta bebida. Com apenas alguns meses compartilhando o que sei sobre o assunto, já tive o prazer de ter em minhas turmas alguns cervejeiros, connoisseurs de vinhos, pessoas buscando o ramo comercial do chá, curiosos de bom paladar, casais e amigos com mente aberta à este mundo, e no meio de tudo isso, recebi até uma criança. Tudo muito motivante para que eu continue neste caminho, estudando mais e compartilhando mais.
Local do Workshop de Degustação de Chás no Empório Embahú
Tive a oportunidade de experimentar alguns chás da marca paulistana Talchá, com sua linda apresentação moderna de embalagem, e trago algumas indicações nesta postagem.
Com base na receita de bolo de cenoura americano, fiz minha versão que recebeu muitos elogios até hoje. Alterei a composição da massa, adicionei um recheio que ficou vital para o conjunto e segui com uma cobertura básica de cream cheese. É um bolo muito bom para o chá da tarde, sobremesa ou até para completar a mesa de uma festa.
♦ Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa ♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa ♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa ▪ Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola
Design e Fotos por Yuri Hayashi. "Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®. "Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.