Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

22/10/2014

Receita: Bolo de Morango com o Blend "Amazing Sencha" da Amigos do Chá

Complementando a matéria que escrevi "Utilizando Chá como Ingrediente", eis mais um exemplo de como enriquecer uma simples receita de bolo e torná-la marcante. Nesta ocasião utilizei o blend "Amazing Sencha" da marca Amigos do Chá que veremos abaixo, encaixa bem na massa é um páreo perfeito para o morango.

Bolo de chá verde e morango
Bolo de morango com chá verde aromatizado

Blend Amazing Sencha

O blend Amazing Sencha possui como base o chá verde e tem adição de diversas frutas (banana, maçã, figo, etc.). O sencha, apesar de ter a sua delicadeza, possui o corpo bem presente diante das frutas adicionadas, dando a ligação vegetal entre elas, equilibrando os aromas além de estar presente em sabor. Esta combinação levemente citrica e adocicada combina perfeitamente com o recheio de morango do bolo, abraçando o mesmo como se fosse mais uma fruta em sua composição só que com um pouco mais de destaque para a mesma. A cobertura de matcha dá mais um complemento ao chá verde do blend, equilibrando também a doçura do bolo como um todo.

Apesar deste bolo ter muitas etapas em sua receita, apenas a massa com uma cobertura ou ele puro já é um bolo repleto de sabores que agradará muito no chá da tarde!


Bolo de Morango com o Blend "Amazing Sencha" do Chá, Arte e Vida!


---
Este bolo possui 3 etapas, a massa (é uma massa esponja), o recheio (creme de confeiteiro) e a cobertura (creme de manteiga suíço). É indicado fazer o recheio e cobertura com antecedência pois ambos necessitam de descanso na geladeira antes do uso.

MASSA

Ingredientes:
- 55 gr de manteiga sem sal
- 120 ml de leite integral
- 7 colheres de chá do blend Amazing Sencha
- 195 gr de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de fermento
- 3 ovos em temperatura ambiente
- ¼ colher de chá de sal
- 225 gr de açúcar

Preparo:
Combine a manteiga, leite e chá em uma panela, leve ao fogo até atingir 90°C, cubra e espere no mínimo meia hora antes de utilizar. Reserve.
Em outra tigela, misture a farinha e fermento. Reserve.
Com um batedor manual (fouet) misture os ovos com o sal. Passe para a batedeira e adicione o açúcar de forma contínua (lentamente e em baixa quantidade) até que atinja o ponto de fita - batendo em velocidade média-alta até que a massa fique bem leve, aerada e caia do batedor fazendo fitas.
Com o batedor manual, misture  delicadamente a manteiga morna com a mistura dos ovos. Adicione a mistura de farinha em 3 partes e mexa gentilmente a massa até que fique homogênea.
Espalhe a massa em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido em 180°C por 20 minutos ou até que fique dourado.

---

RECHEIO

Ingredientes:
- 500 ml de leite
- 62 gr de açúcar
- 2 gemas
- 1 ovo inteiro
- 37 gr de amido de milho
- 62 gr de açúcar
- 30 gr de manteiga
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha
- 3 colheres de sopa de geléia de morango

Preparo:
Ferva o leite e açúcar. Reserve.
Misture as gemas e os ovos inteiros em outra tigela. Peneire o amido e açúcar nos ovos, bata até ficar cremoso.
Jogue o leite quente na mistura de amido aos poucos e volte a mistura ao fogo até ferver, misturando constantemente. Quando engrossar, retire do fogo e adicione a manteiga e baunilha, misturando até ficar homogêneo.
Vire em uma tigela limpa e guarde com um plástico de cozinha tocando a superfície. Esfrie o creme em banho-maria o mais rápido possível e coloque na geladeira. Assim que esfriar, adicione a geléia de morango e misture bem (com batedor manual) e reserve.

---

COBERTURA

Ingredientes:
- 248 gr de açúcar
- 3 claras de ovo
- 1/8 colher de chá de sal
- 454 gr manteiga sem sal, temperatura ambiente
- 2 colheres de chá de matcha

Preparo:
Misture as claras, açúcar e sal em uma tigela de metal. Coloque-a em banho maria, misturando sempre (manualmente), até que a temperatura chegue em 71°C.
Imediatamente coloque a mistura na batedeira até ponto de meregue, fazendo picos.
Adicione a manteiga uma colher por vez sem desligar a batedeira até que esteja totalmente incorporada. Vá adicionando colher por colher até que o merengue engrosse e esteja na consistência desejada. Adicione o matcha, misture bem e descanse a massa na geladeira.

---

MONTAGEM

Vire o bolo de ponta-cabeça e corte-o ao meio em sua altura (existem ferramentas de confeitaria que ajudam na precisão do corte, senão utilize uma faca bem afiada e comece cortado as bordas até que o corte se encontre no meio). Passe o recheio em cima de uma das metades do bolo e em seguida coloque a outra metade em cima. Espalhe a cobertura de forma homogênea no topo e laterais, cobrindo qualquer imperfeição e deixando a superfície mais reta possível. Enfeite com bico de confeiteiro se desejar, e adicione pedaços de morangos frescos.

Servidos?

Voilà! um bolo de massa simples mas sabores surpreendentes. Serve de sobremesa ou de acompanhamento no chá da tarde. Surpreenda as pessoas com a simples adição de um chá em sua massa, tenho certeza que será inesquecível!

Dica: aproveitem que este chá está em promoção no site Chás Especiais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.