Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

22/02/2016

Matéria Sobre Chás na TV Vanguarda!

Nesta última sexta-feira, o quadro Menu de Verão do programa Madrugada Vanguarda, mostrou duas bebidas geladas com base de chá que caem super bem com o clima quente deste momento. Eu colaborei ensinando o preparo correto de cada bebida em parceria com a Lugar Pleno - Chás&Lembranças que fica em São José dos Campos (SP). Vamos falar das receitas em detalhes aqui, logo abaixo.

Ana Paula Torquetti e Yuri Hayashi falando sobre chás na TV Vanguarda. Imagem: TV Vanguarda

O quadro do programa traz coisas bacanas para o verão e o chá gelado, que ganha cada dia mais popularidade, era um assunto em pauta para ser explorado. A Lugar Pleno - Chás&Lembranças teve a idéia de definirmos algumas coisas interessantes a serem feitas com o chá e daí surgiu o Suco de Chá Verde e um drink alcoólico utilizando como base um chá, uma tendência que está sendo difundida entre os mixologistas da atualidade. 

Como no programa eu não tive muito tempo de explicar em detalhes as bebidas, resolvi falar mais um pouquinho de cada uma logo abaixo:

Suco de Chá Verde

O Suco de Chá Verde é um tipo de um Suco Verde, acrescentado das folhas do chá. Além de ser super natural e cheio de benefícios, fica super amigável para o paladar pois combinei propositalmente o chá com o melão na receita, dando um frutado, adocicado e refrescante nos sabores totais. Você pode peneirar ou não: ele de forma integral, possui muitas fibras e a ingestão das folhas do chá verde é certeiro no quesito obtenção de propriedades. Ou você pode coá-lo e tomar um líquido mais leve, fica ótimo para acompanhar lanches e refeições.

Drink com o Chá Misto Earl Grey

O Ponche é o pai dos drinks e coquetéis utilizando chá - sua história combina frutas, bebidas alcoólicas e muitas vezes o chá de forma gelada. Com o passar do tempo a bebida evoluiu e ganhou seu próprio espaço. O uso de chás em drinks dá uma complexidade em sabor sem igual, delegando muita personalidade em um único copo.

Fizemos no programa uma versão para o Gin e Tônica (que eu particularmente amo) utilizando a técnica de Extração Fria. Adicionando o clássico blend Earl Grey diretamente no gin e deixando descansar na geladeira por 4 horas, muita coisa é extraída, mais do que a água comumente conseguiria - por isso cuidado com o tempo, você não quer que seu gin fique extremamente amargo por conta dos taninos deste tipo de chá.

Eu sei que muitas pessoas não gostam do perfil "medicinal" que o gin e a tônica trazem, mas ambos adicionados do cítrico de uma lima da pérsia ou de um limão siciliano se equilibram e o limão abre o espaço para a inserção perfumada do chá misto originalmente feito de chá preto e óleo de bergamota (outro cítrico, uma tangerina, para reforçar os sabores).


O Vídeo

Vocês podem assistir ao vídeo que foi ao ar clicando na imagem logo abaixo:

Earl Grey Gin e Tônica e Suco de Chá Verde. Imagem: TV Vanguarda
Clique na imagem para assistir o preparo!

Vale lembrar que é sempre bom fazer estas bebidas com chás de qualidade que são encontrados em casas especializadas.

Espero que tenham gostado das dicas - mais uma vez conseguimos ver como o chá é versátil e pode se encaixar em vários momentos do dia a dia.

Também queria convidá-los para conhecer o nosso parceiro e ponto de apoio em São José dos Campos (SP), a Lugar Pleno - Chás&Lembranças. Eles possuem uma casa de chás cheia de charme, atendimento excelente (as meninas além de atenciosas, tem conhecimento da cultura do chá) e cardápio cheio de opções que se encaixam em cada ocasião - tanto para comidinhas como para chás especiais, acessórios e outros mimos. Vale a pena dar uma passadinha por lá (o belo local da filmagem no vídeo é na Lugar Pleno, Cursos & Vivências - outro segmento da empresa). Visite:


Em breve volto com mais novidades. Até a próxima!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Olá, Yuri. Muito bacana o vídeo, e aprendi algo novo com ele: usar a erva batida sem coar, não sabia dessa possibilidade, gostei de aprender! :) Aproveito esse comentário para tocar num assunto que as vezes me vem à mente. Certa feita li em um jornal online uma matéria que alertava sobre um certo risco em consumir chás (chá mesmo, da Camelia S.), em excesso ou em substituição à água, por poderia interferir na saúde dos rins (ou da bexiga, nao me lembro ao certo). Gostaria de saber sua opinião sobre isso, pois atualmente eu tomo mais chá do que água (rs), levo sempre 2 litros de chá gelado para o trabalho e lá consumo esses litros ao longo do dia, quando estou com sede. Gostaria de saber se isso é um uso excessivo, ou se posso realmente substituir o chá pela água, sem problemas para a saúde. Um abraço, e mais uma vez, muito bacana seu novo post. Eric.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Eric!
      Tudo bem?
      A sua pergunta é muito mais profunda do que qualquer resposta que eu poderia te dar. Tudo o que consumimos envolve o estilo de vida da pessoa para saber se "faz mal" ou não. O ditado que tudo o que é em excesso faz mal, para mim, é super válido. Equilíbrio em tudo é vital, até na hora de comer/beber, ficar sentado no computador ou fazer exercícios. Cada um é seu guardião e saberá avaliar o melhor para si.
      O que eu faço e funciona para mim: bebo muito chá mas bebo água também. Tenho uma garrafa de água em pontos estratégicos na minha casa para lembrar que eu preciso beber água também. Muitas vezes estamos com sede e não percebemos, quando bato o olho na garrafa de água, na hora bebo. Coisa que não faria com o chá, já que envolve preparo e está "escondido" na geladeira. Cada um tem o seu momento certo.
      Saudações!
      Yuri

      Excluir

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.