Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

03/06/2010

O que é chá gourmet? - Definição

Cheguei neste momento em que sinto ser necessário definir o significado do termo chá gourmet para que possamos seguir em frente. Parece um detalhe insignificante, mas futuros posts dependerão desta definição que tentarei exemplificar:


O chá, como já comentamos anteriormente, é qualquer derivação vinda da planta Camellia sinensis. Também é comumente (e erroneamente) chamado de chá as infusões, ou tisanes, feitas a partir de ervas, hortaliças e flores. O termo gourmet, por sua vez, está relacionado à alta cozinha, direcionado a paladares desenvolvidos e de bom gosto, que buscam qualidade e amor na verdadeira arte culinária. Isso também envolve bons ingredientes, a preparação cuidadosa, assim como a apresentação final de um prato/bebida.

Olhando para os termos apresentados e tentando conectá-los, podemos dizer que um chá gourmet é aquele feito com os melhores ingredientes, de maneira refinada, direcionada a paladares mais exigentes e conhecedores do assunto. Acima de tudo, busca-se amor pela qualidade e o prazer do sabor, independente dos benefícios nutricionais. Assim, nosso chá gourmet se transforma em um líquido tão desejado quanto os vinhos ou cervejas artesanais. Tudo vai depender da classificação que você coloca em seu chá, a importância que ele tem para você. E ainda, não esqueça de desenvolver o seu paladar para receber a informação correta. Para evitar os julgamentos equivocados, aconselho novamente manter a mente aberta para todos os sabores, os que você gosta ou não. Ganhe experiência provando de tudo, e só depois você terá a bagagem necessária para começar a degustar com precisão.

Hoje em dia no mercado, estes tipos de chás são chamados de chás gourmet ou chás especiais para separá-los dos chás/infusões populares. Foi mais uma convenção estabelecida para se relacionar especificamente a este produto, facilitando sua identificação.

(continua...)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Olá Yuri,

    De fato,difícil, e importante, é ter a paciência e o tempo que a preparação do chá requere.

    Tomo, hoje, somente sachês. Até porque gosto de chás como, por exemplo, o Elaichi que não encontramos facilmente com as folhas soltas.

    Me considero, contudo, bastante aberto a sabores distintos. Gosto de cervejas e isto já "abriu meu" paladar para o amargo; hoje suporto bem o chá sem açúcar, embora aqueles de sachê que eu praparo (os da twinings, por exemplo) ainda não considere exatamente saborosos. Acho que tem muito que ainda preciso conhecer no mundo dos chás e demais infusões ;)

    Fico no aguardo da continuação.

    Obrigado,

    Tiago

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tiago!
    É isso aí, vai aumentando sua bagagem de experiências, e segura aí que já estou chegando em sua pergunta!
    Abraços!
    Yuri

    ResponderExcluir
  3. Seu Blog é excelente. Muito claro e honesto.
    Obrigado

    ResponderExcluir

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.