Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

18/03/2011

Açúcar em cubos ou, um dos únicos sabores que sinto enquanto estou resfriada

Os últimos dias por aqui têm sido de chuva, com noites mal dormidas por conta dos bebês cães e um resfriado que resume meu paladar entre doce ou salgado. Por isso, vou aproveitar para mostrar aos que gostam de adoçar suas bebidas, uma forma charmosa de apresentar o açúcar à mesa.

Sugar "cubes by Yuri Hayashi, on Flickr

Os cubos de açúcar foram inventados em 1841 pelo tcheco Jakub Kryštof Rad. Reza a lenda que após sua esposa se machucar ao cortar uma barra de açúcar, pediu para que ele tomasse providências (Rad era simplesmente o diretor da empresa de açúcar da cidade). Eis então que surge o açúcar em cubo (também conhecido por aí como sugar lump)!

A receita é muito simples: para uma colher de sopa (bem cheia) de açúcar cristal, adicione uma colher de café de água. O que estamos procurando é a consistência parecida com a de areia molhada, então fique à vontade para adicionar mais água caso necessário. Depois é só abrir o açúcar em uma mesa e cortar com cortadores de cookie. Deixe secar em uma superfície bem lisa (ou o açúcar irá grudar), pode ser em papel manteiga ou silicone também. Dependendo da quantidade de líquido que foi adicionado, pode demorar mais de dois dias para que seu cubo seque por inteiro e fique pronto. No caso do cubo colorido da foto, em cor avermelhada, eu utilizei o suco fervido de uma beterraba para obter a cor (ela não deixa sabor). É só substituir a água pelo suco que funciona muito bem. E você pode fazer várias combinações de cores e líquidos para obter açúcar dos mais diversos sabores, é só utilizar a criatividade!

Sugar "cubes" by Yuri Hayashi, on Flickr

Apesar de vermos o uso do cubo de açúcar nos chás de muitos filmes em inglês, foi na Rússia onde se estabeleceu a tradição do chá bem forte, com um pouco de limão, tomado com o cubo de açúcar preso entre os dentes. 

Aproveite esta apresentação para a sua mesa, sem nunca mais precisar pagar R$8 por um pote de açúcar em cubos no mercado (um verdadeiro assalto).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Nossa, adorei! Desconhecia a história e também o processo de faze-lo. Ele ficou exposto por dois dias ou em um recipiente fechado? Abs

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    A história é interessante, não? Nada é por acaso!
    Sobre a secagem, foi em recipiente aberto. Deixei no canto da cozinha e esqueci ele por lá até secar.

    Obrigada pela visita!
    Abraços,
    Yuri

    ResponderExcluir

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.