Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

22/03/2011

Conhecendo melhor os chás: Chá Amarelo

O Chá Amarelo ainda é pouco conhecido no Ocidente e até em terras orientais ele era basicamente produzido para consumo local. O seu processo de fabricação é lento, e por isso, sua disponibilidade no mercado é bem restrita.

Chá Amarelo. Foto: Yuri Hayashi
Xícara com Chá Amarelo
Origem
O Chá Amarelo é de origem chinesa, sendo utilizado como Tributo ao Imperador durante centenas de anos atrás. Coincidentemente, a cor amarela era a cor oficial do Império chinês e todos os chás pagos como tributo eram assim chamados (por isso não confundir o Chá Amarelo, um tipo de chá, com o Chá Amarelo de Tributo - que é apenas o apelido para qualquer tipo de Chá dado em homenagem ao Imperador).

Colheita
Sua colheita é feita no início da Primavera e é utilizado os brotos e algumas folhas novas da Camellia sinensis. Existem variedades que utilizam folhas maiores, colhidas posteriormente, mas todas, assim que colhidas, são enroladas e ganham a aparência de pequenas agulhas.

Processo
O Chá Amarelo passa por um processo parecido com o dos Chás Verde colhidos no início da Primavera. A partir de um certo ponto em sua fabricação, o Chá Amarelo é "frito" e "embrulhado" em tecido ou papel, sendo esta operação repetida por dias até, por fim, ser assado em seu processo final. Este procedimento retira aquele sabor vegetal, que lembra grama, do Chá Verde e adiciona um sabor mais adocicado e suave ao liquor. Mesmo com a diferença nos passos da sua fabricação, ele consegue reter as mesmas propriedades medicinais ditas existentes no Chá Verde, sendo apenas levemente oxidado (assim como o Chá Branco) e também é levemente fermentado.

Características de sabor e coloração
A história que contam sobre o Chá Amarelo é que ele é feito para quem gosta do Chá Verde mas não suporta a sua adstringência e gosto forte. Certamente você não encontrará nenhuma adstringência no Chá Amarelo, apenas refrescância e perfume de frutas, muito levemente adocicado. Como diz o seu nome, o Chá Amarelo tem liquor de coloração amarela, e suas folhas secas têm uma coloração que vai da palha ao verde. Assim como um bom chá chinês, ele permite mais de uma infusão com as mesmas folhas.

Yellow Tea: Meng Ding Huang Ya by Yuri Hayashi, on Flickr
Chá Amarelo Meng Ding Huang Ya

Tipos de Chá Amarelo
 Conforme dito anteriormente, o processo de fabricação deste chá é extremamente tedioso, custoso e, consequentemente, sua fabricação foi em certo momento, reduzida por conta da demanda de mercado (produz o que se faz mais rápido e vende-se fácil, à baixo custo). Até as técnicas de produção deste chá estão sendo esquecidas pelo desuso, uma verdadeira perda para todos nós.

Podemos encontrar mais facilmente à venda apenas três tipos de Chá Amarelo, o Meng Ding Huang Ya ("Broto Amarelo" da Província de Sichuan), Jun Shan Yin Zhen ("Agulha Prateada" da Província de Hunan - não confundir com o seu homônimo no Chá Branco) e o Mo Gan Huang Ya ("Chá Amarelo" da Província de Zhejiang) - este último sendo o menos conhecido.

Certamente a maioria de vocês nunca provou um Chá Amarelo e eu os incentivo a tal pois é um chá com personalidade própria, e ele é muito, muito agradável para uma tardezinha nublada como esta aqui em casa...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. fiquei espantada com este chá, por infelicidade minha nem sabia da sua existência! tenho que o provar o quanto antes.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sunshine!

    Não se preocupe, muitos ainda não conhecem o Chá Amarelo, mas agora que sabe da sua existência, corra para provar! Vale a experiência!

    Beijos,
    Yuri

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, onde compro esse chá maravilhoso

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      o pessoal do Chá Yê possui este chá para a venda, visite http://chaye.com.br/

      Abraços!
      Yuri

      Excluir

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.