Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

 
 

21/03/2016

"Chá" de Páscoa

A Páscoa chega nesta semana e eu gostaria de falar mais uma vez sobre chás e chocolates, uma grande combinação. Neste artigo veremos: algumas sugestões de chás para harmonizar com os chocolates que ganhamos nesta época, também veremos chás que sozinhos conseguem ser uma boa alternativa para aqueles com restrições e, por fim, damos idéias de chá como ingrediente em conjunto com o chocolate.

Bombom trufa de chá Oolong Rou Gui da Chá Yê!

Vamos começar relembrando como harmonizar chás e chocolates
A sugestão é bem simples: chás claros com chocolates claros (branco e leite) e chás escuros com chocolates escuros (meio amargo, amargo). Podemos dar alguns exemplos: Se você tiver um ovo de páscoa com chocolate ao leite e avelã, sugerimos um chá verde (prefencialmente japonês, que casa super bem com essa noz). Caso você tenha ganho um chocolate com alto teor de cacau, indicamos um chá escuro, de pós-fermentação (outra boa combinação, saindo um pouco dos chás, é uma infusão de menta). As combinações são infinitas, por isso só nos resta experimentar e encontrar nossa combinação preferida!
Temos um outro artigo mais específico para quem quiser se aprofundar: Harmonização de Chá e Chocolate.

Sugestões de chás com notas de chocolate
Para quem quer (ou precisa) evitar o chocolate nesta época ou simplesmente deseja combinar um chocolate com um chá de mesmas notas aromáticas, indico duas super sugestões da Amigos do Chá:

Rooitea Truffle e Orange Chocolate da Amigos do Chá

- Rooitea Truffle: Ao abrir a embalagem você sente aquele cheiro mais que inebriante e que realmente nos lembra de trufas de chocolate. Em sua composição encontramos nibs de cacau e aromas que perfumam a infusão sul africana, o Rooibos ou Rooitea. A combinação é muito boa e prazerosa, realmente lembra a sensação daquele momento em que a trufa derrete em sua boca. Muito indicado para ser bebido sozinho ou com chocolates diversos.

- Orange Chocolate: Este chá me surpreendeu muito, ele tem como base um chá verde adicionado de cítricos como a laranja e os nibs de cacau. Não conseguia imaginar como seria o do chá verde com os nibs, mas ele resultou em uma mistura muito equilibrada e os sabores conseguem se completar, dando a sensação de um chocolate ao leite com notas cítricas, bem encorpado.

Falei há pouco tempo do Rooibos Caramel (Dammann Frères) da Le Thé e do Choco Chá da A Loja do Chá, e ambos também harmonizarão perfeitamente com os chocolates da época.

Fazendo ganache com chá verde e chocolate ao leite


Chá como ingrediente para o chocolate
Além do chá como bebida, quem trabalha com chocolate pode inserir muitos tipos de chás como ingrediente diferenciado na hora do preparo de bombons, barras de chocolate, etc. Já mostramos aqui, em outros anos, o potencial dos ovos de Páscoa com chás, e depois de mais alguns experimentos, trago algumas outras idéias de utilização:


Mendiants de Chá Verde Amaya e chocolate branco, com nozes e frutas secas


Trufa com o oolong Rou Gui da Chá Yê e chocolate 70% cacau


Bombom waffle com o chá japonês Genmaicha e chocolate ao leite

Gostaria de lembrar que teremos no sábado, dia 26, o curso Essencial de Chás de Páscoa, onde além do conteúdo normal, experimentaremos 3 chocolates de chás feitos por mim, degustaremos o Choco Chá e os alunos poderão levar amostras dos blends da Amigos do Chá citados acima. Informações no contato do site da Escola de Chá Embahú.

Espero que a Páscoa traga dias de muito descanso e paz de espírito para todos, além de muito chocolate e chá!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM @chaarteevida

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Receba as atualizações por email

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.