Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

29/04/2013

Escalada: A base da motivação

Fazem 4 anos que eu pratico escalada, esporte para uns e estilo de vida para muitos outros. Cada pessoa se encaixa nesta atividade conforme motivação e personalidade, e busca através dela um objetivo. Eu escalo por alguns fatores, sendo o mais marcante além do auto conhecimento físico e mental, o enorme contato e vivência dentro da natureza. Dentre os esportes, não é muito corriqueiro existir atividades que dependam 100% de um ambiente natural para serem praticados. Constroem-se quadras, fabricam-se piscinas... e nós escaladores e montanhistas, adentramos as florestas em busca de boulders, falésias e montanhas.

Parque Nacional da Serra do Cipó. Foto: Cláudio Brisighello

Um braço da escalada é a sua prática indoor, em ginásios específicos com seus muros e agarras de resina. É neste espaço em que a parte atlética desta atividade se forma e o espírito esportivo ganha as competições, altamente importantes na sua representação lúdica dentro da sociedade. Quando fazemos a transição do ginásio para a rocha natural, é necessário abster-se de alguns valores da competição e ganhar valores comportamentais, pois a entrada no ambiente natural carece de cuidados: adaptamo-nos à natureza e não o contrário. Devemos prestar atenção às suas cores, texturas, cheiros e o seu silêncio.

São Carlos V7 @ Vista Aérea by Claudio Brisighello, on Flickr
Sessão de boulder. Foto: Cláudio Brisighello

A teoria soa muito bem mas sabemos que a realidade nos dias atuais é um pouco diferente. Pode ser um reflexo da sociedade moderna, sempre atrás de resultados quantificados. Aprendi durante esses anos como é importante valorizarmos os processos, muito mais que os resultados. A experiência, em conjunto com uma mente aberta, é um fator muito importante para conseguirmos nos transformar de forma positiva, buscando e colocando energia onde nos falta equilíbrio. A formação de uma base é sempre muito importante para a evolução pessoal de forma sólida, evitando falsos sentimentos criados pelo ego.

Abaixo, selecionei textos de vozes mais experientes que conseguirão transmitir de forma pontual a verdadeira motivação por detrás de tantos anos de experiência dentro do montanhismo:

Fred Nicole, 42 anos, escalador suiço com grandes ascenções na modalidade boulder:
"Não é sobre a dificuldade de uma escalada, é sobre a sua experiência completa."

Lynn Hill, 52 anos, uma das melhores escaladoras do mundo:
"Primeiro e antes de tudo, meus projetos (de escalada) têm de ser motivados por objetivos pessoais. Então eu me pergunto: Ele é possível? Qual benefício eu irei absorver disto tudo? Para lhe dar um exemplo, na prática de boulder - que eu considero a essência da escalada - minha altura é uma desvantagem clara, ao ponto em que algumas vezes eu sequer alcanço a primeira agarra. Mas (ela adiciona com um sorriso - nota do editor) o grau não é importante; a experiência tem de ser significante. Este é o conselho que eu gostaria de deixar."

Reinhold Messner, 68 anos, renomado montanhista italiano:
"Quando eu perdi sete dos meus dedos dos pés em Nanga Parbat e pequenos pedaços das pontas dos dedos das mãos, eu sabia que nunca seria um grande escalador de rocha. Então eu me especializei na escalada de altitude (alpinismo). É um jogo totalmente diferente. Eu desenvolvi essa paixão por 15 anos e isto tornou-me até um pouco intolerante no meu desejo por picos de oito mil metros. De certo, é parcialmente minha culpa que hoje os picos de oito mil metros são algo especial. Para ser honesto, eles não são tudo isso (...) Eu fui o primeiro homem a escalar os 14 picos mais altos do mundo sem oxigêncio suplementar, mas eu nunca me questionei o quão alto gostaria de ir, somente como eu o faria. Escalada é mais arte do que esporte. É o estético de uma montanha que me impulsiona. A linha de uma via, o estilo de uma ascensão. É criatividade." 

Yuji Hirayama, 44 anos, notável escalador japonês, praticante de várias modalidades :
"(...) números são importantes mas não tão importantes! Eles são apenas um aspecto da escalada. Existem muitas outras coisas importantes neste esporte e o que é interessante é como um escalador entende e expressa isso. Números, às vezes, escondem importantes e interessantes fatos, então nós não devíamos focar muito em um grau ou em número de tentativas. Para mim, pessoalmente, o que eu gosto é o que você imagina de uma via, o processo que você passa para escalá-la, sua motivação.
O que também é importante é que às vezes a graduação é uma indicação, mas ela realmente significa muito pouco (...)"


John Gill, 76 anos, considerado por muitos escaladores, o inventor da modalidade boulder:
"O influxo das massas degradará muitas atividades esportivas. O que se torna popular e saturado é banalizado pela influência da mídia. Não estou dizendo que os padrões não aumentarão, pois eles certamente irão, com muitos mais participantes capacitados; mas é um aumento de padrões indo de V12 ou V13 por exemplo, realmente parte do ato da escalada? Ou isto não é tão somente uma característica comum de todas as competições atléticas? Você escala; você aprende a graduação; você acha o seu nível de escalada; você tenta avançar para o próximo grau, sem focar inteiramente na escalada mas na sua representação numérica. Tais graduações não são naturais da rocha - elas são socialmente construídas. 'O rabo abana o cachorro'. Além do mais, os esquemas de graduação são sempre falhos. Eu não posso mais imaginar onde a genética termina e a dificuldade começa. Você pode? A verdade é que cada ato de escalada por um indivíduo é um ato único, sem relação com a performance de outra pessoa na mesma pedra. Quando você verdadeiramente entender isto, você se libertará da forte corrente da prática e filosofia convencional e apreciará a simples, inexplorada experiência da escalada."

Seu Vilmar by Claudio Brisighello, on Flickr
Escalada em falésia. Foto: Cláudio Brisighello

Fontes:
http://www.guardian.co.uk/world/2003/mar/30/everest.magazine; http://www.theshortspan.com/features/johngill.htm;
http://www.planetmountain.com/english/News/shownews1.lasso?keyid=36986; http://www.planetmountain.com/english/News/shownews1.lasso?l=2&keyid=37660; Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Seu blog é maravilhoso...toda semana eu tenho que passear por aqui.As instruções que vc passa sobre chás é para se apaixonar mesmo.Obrigada pela sua disposição em compartilhar conosco um tanto de sua sabedoria.Um imenso beijo

    ResponderExcluir

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.