Degustação de Chás gourmet e estilo de vida.

Diferença entre Chá Verde em Pó e Matcha
 
 

07/03/2013

Receita: Bolo de Chocolate com Iogurte

Minha amiga Thais falou sobre uma receita de bolo de chocolate que ficava muito boa com iogurte, o que me inspirou a fazer alguns testes.

Bolo de Chocolate com Iogurte
Bolo de Chocolate com Iogurte do Chá, Arte e Vida!

Como fazemos o iogurte natural aqui em casa (para servir no café da manhã dos hóspedes do meu chalé) eu acabei utilizando um pouco do que havia sobrado e depois fiz o teste com o iogurte industrializado. Preferi o caseiro pois a textura ficou muito mais agradável sendo o industrializado mais seco e duro (um jeito para utilizar o iogurte industrializado nesta receita, sem perder muito, é adicionar um pouco de leite para completar 1 xícara, ou você pode tentar fazer uma versão caseira do iogurte, é facil!). E eu gosto dos meus bolos de chocolate bem escuros, este não vai deixar a desejar na cor nem no sabor de cacau!

O resultado dos meus testes foi um bolo fofo e úmido, daqueles que ficam cremosos ao colocar na boca, com a medida certa de chocolate e aquele desejo de mais  um pedacinho ao final!

Ingredientes secos, ovos e a xícara cheia de iogurte natural caseiro!


 Bolo de Chocolate com Iogurte do Chá, Arte e Vida!
Ingredientes:
- 3 ovos
- 3/4 de óleo vegetal
- 1 xícara cheia de iogurte
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 3/4 xícara de farinha de trigo
- 3/4 xícara de chocolate em pó 100% cacau
- 1 1/2 xicara de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de fermento

Preparo:
Em uma tigela grande, misture a farinha, açúcar, chocolate em pó, sal, fermento e reserve.
Em uma tigela pequena misture com um batedor o óleo e ovos (somente até que se liguem) e depois adicione o iogurte e a baunilha.
Adicione a mistura de ovos à mistura seca e mexa até que fique homogêneo e sem grumos. Leve ao forno 180ºC - 200ºC por 45 minutos ou até que um palito espetado na massa saia limpo.

Cobertura:
Em uma tigela coloque 100 gramas (mínimo, pode aumentar para ter mais cobertura) de chocolate (da cor que desejar), 2 colheres de leite, 1 colher de sopa de manteiga e 2 colheres de açúcar de confeiteiro. Leve ao fogo em banho maria até que tudo esteja derretido e bem misturado. Espere esfriar um pouco e coloque por cima do bolo já frio.

Bolo de Chocolate com Iogurte do Chá, Arte e Vida!

A Thais me disse que este bolo fica ótimo sem cobertura nenhuma, e é verdade, ele é bem gostoso puro. Mas tenho de confessar que com essa cobertura ele fica muito bom, não fica muito doce pois já tem pouco açúcar na massa e o iogurte e o cacau puro combatem qualquer exagero. Também tento colocar chocolate meio amargo na cobertura por questão de gosto pessoal.

Pedaço do bolo de chocolate - reparem na massa úmida e fofa

Fica ótimo acompanhado por um chá preto Ceilão, Assam ou Keemun. E a verdade é que fica ótimo sozinho também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola de Chá Embahú

Comentários Recentes

Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa
♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa
♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa
Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola


Arquivo do blog

Siga-me!

InstagramFlickrFacebookFeed RSSFlickrTwitter Feed RSS
Follow Me on Pinterest
 
| Início | Sobre a Autora | Entre em Contato | Escola de Chá Embahú |

Design e Fotos por Yuri Hayashi.
"Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®.
"Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.