Hoje iremos experimentar o Darjeeling #22 da marca americana Adagio. Tenho este sampler já tem um tempo e fiquei guardando sua última dose para fazer o review aqui no blog. Chegou a hora de dividí-lo com vocês!
O chá do tipo Darjeeling é proveniente da Índia, da região de mesmo nome, que fica a 2000 metros de altitude. Altamente premiado na Europa, apesar de ser considerado um chá preto, ele se encaixaria bem na categoria de oolongs pois sua fermentação não é total como veremos a seguir:
Com as folhas ainda secas podemos ver a sua rica coloração que vai de tons de marrom escuro ao verde (figura 1) - isto mostra que ele não tem alta oxidação como no caso dos chás pretos comuns, onde suas folhas são totalmente escurecidas. Seu perfume é muito refrescante, com a combinação de flores/frutas que um bom chá preto costuma trazer. Após a sua infusão, vemos em suas folhas que sua composição é em grande parte de folhas médias e pequenas, algumas recortadas. Seu cheiro se mantém igual às folhas secas, com um pouco de amadeiramento ao fim.
O resultado é um liquor caramelo avermelhado (figura 4), claro, translúcido, de sabor suave, refrescante, muito bem equilibrado em suas flores/frutas, aveludado ao toque da língua e com boa e sutil adstringência final. No seu corpo principal tem um leve toque de madeira. Ele possui um sabor moscatel, descrição utilizada para os vinhos, traduzindo justamente a presença de flores/frutas e uma característica adocicada (no caso deste chá é bem leve e é a sensação que fica na boca, ao final).
Meu marido me presenteou este lindo bolo inglês (figura 3) feito por ele, com toque de café, que complementei com bananas assadas e ficou uma delícia! A parte doce das bananas e a massa robusta do bolo foram um ótimo complemento paro o Darjeeling e sua floralidade.
Dados Técnicos: O Darjeeling #22 da marca Adagio pede água à 100ºC por 5 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário