Há alguns anos atrás, eu havia assinado o newsletter do blog americano World of Tea para saber quando o livro do Tony Gebely, seu autor, fosse sair. E eis que saiu! Demorou um pouco, mas valeu muito a espera.
Este é o segundo artigo da série sobre probióticos que utilizam chás. Hoje, explicarei especificamente como preparo o meu Jun Kombucha no método de lote, mas você pode adaptar este preparo para o Kombucha comum, chamado de Mushroom (apenas trocando o chá pelo preto e o mel pelo açúcar mascavo).
Antes de ler este artigo, não esqueça de ler o artigo anterior no link abaixo, importante para compreender o assunto de forma geral.
Neste mês de outubro tive dois eventos que me fizeram sair da toca de São Bento. Um dos eventos foi relacionado ao mundo dos chás, a 1a. Rota do Chá em Registro, e o segundo foi relacionado ao mundo da escalada, a I Copa Five Ten de Boulder.
Yuri Hayashi no chazal da família Amaya. Foto: Cláudio Brisighello
Faz pouco tempo atrás que postei um vídeo em meu instagram (@chaarteevida) de um Pobá Tea que resultou em alguns pedidos de detalhamento do seu preparo. Hoje venho explicar sobre dois tipos de Pobá e também da utilização do sagú, um primo não tão distante, em conjunto com o chá.
Depois de Julho começa a temporada de turismo (e férias) aqui na região de São Bento do Sapucaí. A chegada do frio trouxe além do clima bonito na região, muitos amantes da cultura do chá que estenderam meus trabalhos intensivos na Escola de Chá Embahú até o mês de agosto e somente agora, em seu finzinho, consigo recuperar meu fôlego para outras atividades paralelas - incluindo a "blogagem"! Aqui, gostaria de agradecer muito a todos que prestigiaram o nosso trabalho nos últimos tempos!
Nos últimos tempos, muito se falou sobre o Kombucha no mundo dos chás. Ele, assim como o Kefir e Jun, são probióticos onde há a possibilidade do uso de chás em seu preparo. Visando isto, há alguns meses eu finalmente consegui adquirir essas culturas e venho fazendo testes e pesquisas desde então. Hoje, irei compartilhar neste artigo algumas dicas sobre seu preparo, visando a parte dos sabores - como preparar estes probióticos com a acidez e sabor agradável, espantando seu estigma de vinagre.
SCOBY Jun e líquido de Jun na 2a. fermentação (esquerda) e Kefir de Água na 2a. fermentação e seus grãos (direita)
Abaixo, darei uma pincelada sobre os tópicos mais importantes, mas gostaria de indicar o grupo "Probióticos: Alimento Funcional" para quem deseja se aprofundar. O grupo foi fundado por Caroline Marinho Sant'Ana, uma grande especialista da área de probióticos que em conjunto com seus colaboradores, orienta os interessados no tema. Eu auxilio esta comunidade dando consultoria sobre chás para esta finalidade.
A idéia de ensino sobre a cultura do chá nasceu com este blog, o Chá, Arte e Vida! e durante seu desenvolvimento ganhou proporções maiores se transformando na Escola de Chá Embahú. Durante todo este tempo eu mantive este blog sob as duas bandeiras, escrevendo muito sobre chás e pouco sobre meu estilo de vida (a segunda proposta deste blog).
Hoje, a Escola de Chá Embahú ganhou estabilidade e um espaço próprio (www.escoladecha.com.br) e por isso, separei definitivamente o seu conteúdo - para notícias sobre a Escola, clique aqui!
Por isto tudo, esta postagem é somente para esclarecer que este blog agora voltará a postar sobre de tudo um pouco, sendo o chá certamente uma dessas coisas. Mas quem começou a me seguir por conta do trabalho de ensino sobre a bebida, por favor, não estranhe em ver por aqui artigos sobre escalada, jardinagem, gastronomia, etc. a partir de agora. Além destes outros temas eu continuarei com minhas pesquisas pessoais relacionadas ao chá e os bastidores sobre o trabalho da Escola de Chá Embahú.
Não deixem de visitar o trabalho da Escola em outras mídias:
Para os interessados em São José dos Campos e região, acontecerá no próximo sábado, dia 11 de junho, o primeiro encontro do Clube do Chá, realizado pelo Lugar Pleno Chás&Lembranças em parceria da Escola de Chá Embahú. Em cada encontro abordaremos um tema relacionado à cultura do chá. Informações no telefone abaixo:
Tenho duas grandes novidades para compartilhar com vocês! Ambas são inovações nas casas de chá dos meus parceiros Chás&Lembranças, em São José dos Campos (SP), e Le Thé, na capital de São Paulo.
---
A Lugar Pleno - Chás&Lembranças passou por uma bela reforma e reabre oficialmente nesta próxima terça-feira, dia 24 de Maio! Para comemorar a ampliação do espaço, refeito para que as pessoas tenham mais conforto ainda nessa proposta tão gostosa da casa, teremos uma apresentação da Cerimônia do Chá Japonês (inserido pela nova sócia da casa, Silvia Tsuji, e sua família ligada à esta linda tradição) e eu ministrarei uma palestra introdutória sobre chás especiais, seguido de harmonização com os chás e quitutes da casa!
Espero todos vocês por lá pra gente prestigiar este trabalho feito com tanto carinho e aproveitar para bater um papo gostoso neste espaço novo!
Convite oficial. Imagem: Divulgação
Prévia de como a casa está ficando! Foto: Divulgação
Há mais de um ano atrás eu comecei a maturar a idéia de um novo curso para a Escola. Era apenas um pequeno rabisco do que ele se tornaria nos dias de hoje, baseado nas necessidades que fui observando em meus alunos, tentando completar o que seria o próximo passo para que eles pudessem se aprofundar na cultura do chá.
Ao longo do tempo fui colhendo informações, estudando, testando exercícios e experimentos para que o dia tão esperado chegasse, o nascimento do curso Sensorial de Chás (desenvolvimento do paladar voltado ao chá - avaliação sensorial de chás
especiais).
Gostaria de falar sobre um tipo de chá que é pouco conhecido e ainda causa uma certa confusão no público que gosta de chás no Brasil. Hoje, daremos detalhes sobre os chás de pós-fermentação também conhecidos como chás escuros. Nesta categoria encontramos o Pu'er (ou puerh ou pu-erh), que apesar de muitos acreditarem ser uma classificação, em verdade, é apenas o chá chinês mais popular dentro da classificação dos chás de pós-fermentação, conforme veremos abaixo.
A Páscoa chega nesta semana e eu gostaria de falar mais uma vez sobre chás e chocolates, uma grande combinação. Neste artigo veremos: algumas sugestões de chás para harmonizar com os chocolates que ganhamos nesta época, também veremos chás que sozinhos conseguem ser uma boa alternativa para aqueles com restrições e, por fim, damos idéias de chá como ingrediente em conjunto com o chocolate.
Eu gostaria de falar, e falar muito bem, do blendRooibos Caramel (Dammann Frères) trazido ao Brasil pela Le Thé. Este chá faz parte da caixa de presente modelo Lines, que acompanha outros dois grandes blends, o Carcadet Provence e o Nuit à Shanghai. Leia mais a respeito, logo abaixo!
No último final de semana terminou a bela jornada da Degustação de Chás Gelados Especiais que promovemos no Café do Espaço Bbloc, aqui em São Bento do Sapucaí. Todos os sábados um chá gelado especial foi servido para o público que frequentou o café e o ginásio de escalada.
Hoje veremos uma receita fácil de fazer e que fica uma delícia: Um Manjar de Chá Verde, que não precisa cozinhar e fica pronto rapidinho. Utilizei o Chá Verde em Pó da Amaya Chás na receita que traz o sabor do chá de forma bem vívida, além de emprestar a bela cor verde ao doce, contrastando com as frutas vermelhas - em cor e sabor!
Nesta última sexta-feira, o quadro Menu de Verão do programa Madrugada Vanguarda, mostrou duas bebidas geladas com base de chá que caem super bem com o clima quente deste momento. Eu colaborei ensinando o preparo correto de cada bebida em parceria com a Lugar Pleno - Chás&Lembranças que fica em São José dos Campos (SP). Vamos falar das receitas em detalhes aqui, logo abaixo.
Ana Paula Torquetti e Yuri Hayashi falando sobre chás na TV Vanguarda. Imagem: TV Vanguarda
Nestes dias mais quentes eu tenho tomado muito chá gelado. Gosto muito de utilizá-los como acompanhamento de refeições ou levo comigo quando vou escalar no meio da natureza. Seja qual for a ocasião, eu gostaria de indicar um chá muito clássico, o Touareg da Talchá - chá típico da região noroeste da África. Ele é a mistura do chá verde chinês Gunpowder mais hortelã, e no ritual cultural de sua origem, ele é infundido já com o açúcar.
O blend Tendre Rosée da Damman Frères, vendido pela Le Thé, é uma mistura de chá verde com pétalas de flores e aromas de frutas. Ele resulta em uma infusão de sabor muito delicado, com um floral que me lembra violetas. Achei que seria perfeito para fazer as levíssimas madeleines e eis que venho compartilhar a receita.
Se quiser conhecer outras maneiras de utilizar o chá como ingrediente de cozinha, veja este artigo!
O mercado de chás especiais tem crescido no Brasil e se faz necessário conhecer melhor o perfil deste tipo de consumidor. Para tanto, elaboramos uma pesquisa que irá avaliar as preferências dos brasileiros em relação ao mundo dos chás. Pedimos para quem tiver um tempinho, que por favor responda esta pesquisa e se possível, divulgue em seu meio - quanto mais gente respondendo, melhor! E não é necessário nenhum conhecimento prévio na área de chás.
Quando tivermos um volume grande de respostas, divulgaremos seus resultados afim de ajudar o mercado interno a ajustar seus produtos e serviços de acordo com o perfil do consumidor de chás brasileiros.
Esta época em que o tempo fica mais quente é muito convidativo às bebidas geladas e certamente, não poderia deixar de falar do chá gelado. Ele não só refresca como também é saboroso e cheio de propriedades. O método que tem sido mais utilizado nos últimos tempos é a Extração Fria (Cold Brew) para melhor performance de sabor (e alguns estudos também indicam ótimos niveis de extração dos elementos que trazem benefícios para a saúde).
Escrevi um artigo chamado "Verão: Tempo de Chás Gelados!" para o portal da minha cidade, o Acontece São Bento, onde conto a história de sua origem e também como fazer o método de extração a frio para um chá gelado. Vocês podem conferir clicando neste link.
Aproveitando que os termômetros estão altos por aqui, também começo uma Degustação de Chás Especiais Gelados em conjunto com o Café do Espaço Bbloc - Escalada em Boulder , aqui em São Bento do Sapucaí. Se você for daqui ou estiver passeando pela região, não perca a degustação gratuita que ofereceremos todos os sábados até dia 5 de Março, neste charmoso espaço.
Eu gosto muito de bolos simples e também dos confeitados. Este último é uma verdadeira sobremesa para mim. Então quando acordo e vou tomar meu café da manhã ou praquele horário de tarde que você precisa comer alguma coisinha, eu gosto muito dos bolos mais simples (e sei que pra quem tem filhos é sempre bom ter um bolinho assim disponível em casa). Pensando nisso fiz uma versão de bolo com o Chá Verde em Pó da Amaya Chás, para ser usado no dia a dia, de forma bem prática.
Bolo de Chá Verde Fácil, usando o chá em pó da Amaya Chás
No fim de 2015 os paulistanos ganharam um presente: Le Thé, loja especializada em chás franceses. Localizada no Shopping Cidade Jardim, ela traz duas grandes marcas do mundo dos chás, a Dammann Frères e Palais des Thés. Conheceremos um pouco mais sobre a loja e seus chás logo abaixo.
♦ Este símbolo indica conteúdo em língua inglesa ♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua francesa ♦♦♦ Este símbolo indica conteúdo em língua japonesa ▪ Este símbolo indica conteúdo em língua espanhola
Design e Fotos por Yuri Hayashi. "Chá & Poesia" - Todos os direitos reservados, 2008®, 2009®. "Chá, Arte e Vida!" - Todos os direitos reservados, de 2010® a 2016®.